O Grupo Raiz da Terra, realiza o Monitoramento de Queimadas da Base de Observação do Município todos os dias as 14:00 e as 18:00 horas. "Neste caso o fogo está no municipio de Alvorada." Explica João Carlos. Veja aqui as ocorrências deJulho 2012.
No dia 17 de julho a equipe de monitoramento de queimadas de Talismã, na região sul do Estado, a 355 km de Palmas, detectou 05 focos de incêndios próximos aos limites do Município, sendo dois deles no Município de Alvorada e três no município de Jaú do Tocantins. Um dos focos chamou a atenção por estar muito próximo, imediatamente, os brigadistas de plantão entraram em contato com as propriedades da região, as quais confirmaram ter visualizado a nuvem de fumaça, mas não havia fogo em nenhuma das fazendas.
Os brigadistas de plantão seguiram em direção a nuvem de fumaça e as chamas estavam na margem esquerda da BR 153 - Sentido Norte - Sul, Faixas de Domínio do DNIT, na divisa entre Talismã e Alvorada, No local uma equipe da Fazenda Pampa fazia a supervisão do fogo, a área estava aceirada e não corria o risco das chamas fugirem do controle. Após orientar sobre o uso racional do fogo. Presidente do Grupo Raiz da Terra e Coordenador Municipal da Defesa Civil, João Carlos Lopes, esclareceu que na hipótese de realizar qualquer queimada, deve fazer o comunicado a COMDEC – Talismã e o descumprimento implicará nas despesas de deslocamento dos brigadistas e do veiculo utilizado.
O Município de Talismã criando em 26 de maio de 1994 e implantado no dia 01 de janeiro de 1997 ás 09hmin no Salão Paroquial da cidade, Possui uma área geográfica com 1.503, 79 Km2, 256 propriedades rurais, um rebanho bovinos de aproximadamente 103.633, animais. A cidade de Talismã possui 803 domicílios ocupados, conta com o crescimento populacional de 11,10% na última década, somando ao todo uma população de 2.562 pessoas; Sendo 1.352 homens e 1.210 mulheres, sendo 1,12 homens para cada mulher e 0,89 mulheres para cada homem. Contando também com uma população rural de 1.199 pessoas e a população urbana de 1.363 pessoas.
COMPARATIVO DE CHUVA EM
2010: 1.288,7 mm;
2011:1.520,5 mm;
2012: 537,8 mm até 18 de julho
A Brigada Anjos da Selva, parte com a certeza que sua missão foi realizada com sucesso!
Postado por Jornal Universo Agora às 12h00min. 18 de julho de 2012
A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.
A COMDEC deve estar devidamente estruturada para: EDUCAR, no sentido de preparar as populações; PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos; PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos; SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais; ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade