CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000

Fone: (63) 3385 - 1120

(63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

E Mail: obsis@unb.br

Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

Defesa Civil ministra palestra em escola de Assentamento

Defesa Civil de Talismã Tocantins realizou na terça feira dia 10 de abril pela manhã, uma palestra na Escola Municipal Morro Alegre (PA- TALISMÃ), onde aproximadamente 100 alunos do Ensino Fundamental e funcionários da unidade escolar conheceram um pouco sobre "BIÓTICA" ou comunidade biótica.

Uma comunidade biótica - por exemplo, a comunidade de uma floresta - é o conjunto de todos os organismos vivos vivendo em conjunto e interatuando numa determinada área. Da mesma maneira que a população apresenta características próprias como à densidade e a taxa de dispersão, a comunidade tem as suas características próprias, como a diversidade, a vegetação prevalecente, a estabilidade e a estrutura trófica.

A diversidade da comunidade - isto é, a variedade das espécies de organismos que a constituem - apresenta dois componentes. Um é a riqueza de espécies, ou seja, o número total das diferentes espécies da comunidade. A segunda propriedade é a forma prevalecente da vegetação, considerada a situação climática do local. Por exemplo, árvores caducifólias encontram-se em zonas temperadas, onde são dominantes, enquanto as coníferas se encontram na zona de taiga.

A estabilidade da comunidade biótica consiste na resistência que ela apresenta à mudança e a sua capacidade de regressar à composição que tinha inicialmente, antes de ser pertubada. A estabilidade depende da natureza das perturbações. Por exemplo, uma floresta dominada por cedros é bastante estável e pode durar centenas de anos com pequenas mudanças das espécies que a constituem. Contudo, depois de um incêndio que tenha destruído as espécies dominantes, a floresta torna-se menos estável e provavelmente demorará muito tempo para voltar à sua composição original.

A quarta característica referida, a estrutura trófica, baseia-se nas relações alimentares entre as várias espécies constituintes da comunidade. A estrutura trófica da comunidade determina a passagem de energia e nutrientes das plantas e de outros seres fotossintéticos para os herbívoros e destes para os carnívoros.

A palestra foi realizada: a partir das 9h30 e contou com a participação de todas as turmas deste período. Os palestrantes foram o Coordenador Municipal da Defesa Civil João Carlos Lopes, juntamente com a Coordenadora dos Voluntários da Defesa Civil, Thatyhelly Pires Lopes. Durante a palestra João Carlos usou voluntários para dar demonstração de como funciona o sistema biótico, dando exemplos da abelha, morcego, as lavar e os microorganismos diante da covardia do homem, embasou na bíblia exemplos profundos .

João Carlos ao dar inicio a palestra, chamou atenção de todos, para que juntos preserve o maio ambiente e disse que o desmatamento, queimadas, trafico de animais (biopirataria), lixo, poluição  são as principais ameaças a própria humanidade. Funcionários e voluntários da Escola montaram a primeira fase do jardim escolar, onde os alunos vão poder conhecer mais sobre os vegetais.

Diretora da escola explica que durante a semana diversas ações serão realizadas e com diversos palestrantes.

João Carlos utiliza aluna para dar explicar o tema

Debate dos tópicos selecionados

Alunos e funcionarios atentos

Voluntários constroi o jardim escolar

Implantação da area verde escolar

Coordenadora dos voluntários prepara os equipamentos

A Unidade Móvel de Defesa Civil esteve presente para garantir o sucesso do trabalho.

Reportagem: Assessoria de Comunicação Raiz da Terra

Postado por Informativo Talismã Agora às 14h30min. 10 abril de 2012

_____________________________________________________

Contato

  • Site: www.talisma-to.com.br
  • Mural de Recados
  • email:gruporaizdaterra@hotmail.com
  • telefone: (63) - 3385 - 1246 e (63) 8473 - 1148
  • página oficial:


 

 

 

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.