
Monitoramento no Morro da Mesa acelera combate às queimadas
A Defesa Civil Municipal, iniciou o monitoramento na base do Morro da Mesa neste domingo (24). O trabalho no morro, de 190 metros de altura, oferece visualização dos focos de incêndio a longa de distância e conseqüentemente mais agilidade no atendimento.
O Coordenador Municipal de Defesa Civil, João Carlos Lopes, explica que a altura e a localização do morro são perfeita para avistar 85% do Município. “Os brigadistas poderão identificar um foco de incêndio antes mesmo de receberem a denúncia”, garante.
O objetivo da base no morro é de diminuir o tempo de resposta das chamadas e combater as queimadas com mais rapidez. O número de telefone (63) 3385 - 1246, e (63) 8473 - 1148 da COMDEC recebe as denúncias e transmite via rádio ou celular para a brigada de combate. Com a vigília, estima-se uma redução de 45 minutos para 15 no atendimento.
Evento: início do monitoramento de focos de queimadas no Morro da Mesa
Data: 24 de junho, domingo
Horário: 14h
Local: Morro da Mesa – Zona Rural – Setor “A”
Informações: (63) 8473 – 1148 e (63) 3385 - 1246













Reportagem:Thatyhelly Pires Lopes
Postado por Jornal Universo Agora às 14h00min. de 26 junho de 2012
A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.
A COMDEC deve estar devidamente estruturada para:
EDUCAR, no sentido de preparar as populações;
PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos;
PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos;
SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais;
ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e
RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade
|