Cabo elétrico causa incêndio florestal no Município de Talismã
Por volta das 12:00 horas de sábado, dia 07 de julho, os brigadistas de Talismã foram acionados para combater um incêndio nas margens da TO 373, e na Fazenda Cana Brava, Município de Talismã.
Na ocasião, um profissional, de uma empresa terceirizada, que atuava na limpeza da área de domínio da linha de transmissão rural, descuidou e uma árvore tocou em um dos cabos elétricos gerando um curto circuito e imediatamente o fogo se alastrou pela margem da TO 373 e entrando nas pastagens da Fazenda Cana Brava, na seqüência o responsável pela turma, pediu ajuda aos vizinhos que chegaram rápido, mas não estavam conseguindo dominar o fogo, assustado acionou a Policia Militar de Alvorada, o policial, tomou nota e repassou o caso ao Grupo Raiz da Terra.
Os Brigadistas Cat Son, Petrônio e Evandro, comandados pelo Brigadista Chefe da Brigada Anjos da Selva, João Carlos estiveram no local e controlaram o incêndio. Esta ocorrência é a primeira da temporada 2012, envolvendo pastagens dentro do Município de Talismã, mas este ano já foram registradas 23 queimadas, envolvendo as margens das rodovias que cortam o município e algumas no propósito da extração do material lenhoso para fabricação de carvão vegetal.
O incidente aconteceu por volta de 11h30min, ás 12h00min foi registrado a ocorrência na COMDEC – Talismã, ás 12h13min, a Brigada Anjos da Selva deslocou a uma distancia de 67 km até o ponto de combustão. Foram empregados 04 brigadistas, 16 vizinhos (voluntários), 02 tratores com tanque pipa e 02 tratores com lâmina. As 14h16min, o incêndio foi dominado e a equipe foi desfeita, porém o representante legal da propriedade foi aconselhado a fazer uma supervisão da área, para evitar problemas.
A assessoria de comunicação social da instituição orienta para que a população acione o (63) 3385 – 1246, ou (63) 84731148 nestes casos. Plantão Permanente.
Ressaltando, Talismã é líder absoluta no
combate a incêndios florestais, a Brigada Anjos da Selva, filiada ao
Grupo Raiz da Terra e a COMDEC, é atuante e pode liderar os combates no
Estado.
Postado por Jornal Universo Agora às 21h00min. 08 de julho de 2012
A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.
A COMDEC deve estar devidamente estruturada para: EDUCAR, no sentido de preparar as populações; PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos; PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos; SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais; ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade