CALENDÁRIO LEIS
TALISMÃ - TOCANTINS

O Município de Talismã criando em 26 de maio de 1994 e implantado no dia 01 de janeiro de 1997 ás 09hmin no Salão Paroquial da cidade, Possui uma área geográfica com 2.154, Km2, 256 propriedades rurais, um rebanho bovinos de aproximadamente 83,934, animais. A cidade de Talismã conta com o crescimento populacional de 11,10% na última década, somando ao todo uma população de 2.562 pessoas; Sendo 1.352 homens e 1.210 mulheres, sendo 1,12 homens para cada mulher e 0,89 mulheres para cada homem. Contando também com uma população rural de 1.199 pessoas e a população urbana de 1.363 pessoas.

PRINCIPAL FATOR DE RISCO DO MUNICIPIO

Incêndio Florestal é o principal fator de Risco do Municipio, conforme o Plano de Contigência Municipal. Talismã é atingida todos os anos devido à vegetação, relevo, clima, umidade relativa do ar e a temperatura.

Histórico:

2009  – 16 Registros de Ocorrência de Incêndio, queimando quase 40% do Município, o que significa uma área queimada imensa.

2010 – 32 Registros de Ocorrência de Incêndio, aumentando o numero, mas diminuindo a área queimada, o que de fato é importante.

2011 – 83 Registros de Ocorrência de Incêndio, diminuindo na metade a área queimada em 2009, excelente resultado.

2012 – 66 Registros de Ocorrência de Incêndio, diminuindo em numero em relação a 2011, mas aumentou a área queimada, mas com uma diferença importantíssima, no ano anterior a área foi queimada sem controle e em 2012, a maior área queimada foi queima controlada para substituição de cultura, ou seja, de pastagem para plantio de soja. A expectativa de 2013, foi alcançada no que diz respeito à área atingida, os fatores que contribuíram foram: os produtores investiram na proteção para evitar a perda de nutrientes adicionados ao terreno. A Defesa Civil Municipal realizou investimentos no combate as queimadas e incentivou a construção de aceiros. Também foram usados aceiros negros nas áreas de domínios das rodovias que cortam o Município.

2013 -  136, Registros de Ocorrências de Incêndios, 06, foram de fato incêndios florestais, as demais queima controlada.

2014- 216 Registros de Ocorrência de  Incêndio, sendo na verdade 29 incêndios florestais, um aumento recorde,  o numero aconteceu em virtude de grande área desmatada no município, a maior de todos os tempos. O município está sendo transformado de Pecuária e Agricultura para Agricultura e Pecuária, pois o rebanho do ano anterior era de 120.000 bovinos e 2014, o numero caiu para 83,934 cabeças isto mostra a mudança de atividade em Talismã. 

ASSOCIAÇÃO ANJOS DA SELVA

A Associação Anjos da Selva, Criada em 02 de janeiro de 1998, na cidade de Talismã – TO, pelos Pastores: Ivo José Bernado Leite e João Carlos Lopes. A instituição foi fundada como Igreja Comunidade Evangélica Shalom, depois passou a chamar Grupo Raiz da Terra e atualmente Associação Anjos da Selva, e se tornou na  mais atuante Brigada de Prevenção e combate a Incêndio Florestal do Estado do Tocantins. Atua na área de Defesa Civil, Meio Ambiente, Arte, Cultura e Desporto. Uma instituição de utilidade Publica conforme a Lei Municipal nº 336/2004. de 14 de setembro de 2004.

Presidente: João Carlos Lopes,
Vice Presidente: Maquimone Gonçalves Resende,
Secretária: Lorena Aires de Souza
2º Secretario: Hélio Pereira da Silva
Tesoureiro: Michael Vinicios Aparecido Garcia de Souza,
Tesoureiro: Wederson Alves dos Santos
1º Fiscal: Raimundo Coelho Neto,
2º Fiscal: Marconi Machado Pereira,
3º Fiscal: Genésio Francisco Dourado

Sediada a Av. Rio Formoso S/Nº - Centro – Talismã - TO. CEP. 77483-000 – E-Mail: gruporaizdaterra@hotmail.com e Site: www.talisma-to.com.br – Fone: 63 3385 – 1246 e Celular: 63 8473 – 1148 - Plantão Permanente.

DEFESA CIVIL TALISMÃ

Numa parceria entre o Grupo Raiz da Terra e o Município de Talismã, nasce a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, implantada pela Lei Municipal nº 319/2003, de 18 de dezembro de 2003, Hoje é a mais atuante Defesa Civil municipal do Tocantins, sendo reconhecida e condecorada no dia 04 de novembro de 2014, em Brasília, durante a abertura oficial da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. Nesta João Carlos Lopes que é presidente da Associação Anjos da Selva e Coordenador Municipal de Defesa Civil recebeu das mãos do Ministro da Integração Nacional, a tão sonhada MEDALHA DA DEFESA CIVIL NACIONAL. A Condecoração é uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa Civil, bem como serviços relevantes aos afetados por desastres, e o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, foi condecorado, no grau de CAVALEIRO  sob o numero 26. As condecorações aconteceram levando em conta as seguintes categorias: Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro.

COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - COMPDEC

AV. RIO FORMOSO S/º - CENTRO - TALISMÃ - TOCANTINS

CEP: 77483-000

EXPEDIENTE:
Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 18h
PLANTÃO: (63) 8473 - 1148 (Somente para emergência)

COORDENADOR:

Brigadista: João Carlos Lopes
Coordenador Municipal de Defesa Civil de Talismã Estado de Tocantins

 CONTATOS:
Telefone: (63) 3385 - 1246 e 3385 - 1120
Fax: (63) 3385 - 1144/
E-mail:defesacivil@talisma-to.com.br
Sítio: www.talisma-to.com.br

OBSERVAÇÃO:
O expediente aqui citado é o mesmo da Associação Anjos da Selva:

MONITORAMENTO POR LINK - INÉDITO

Baixa umidade relativa do ar: recomendações

UMIDADE RELATIVA DO AR

Significa, em termos simplificados, quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e inicio da Primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A umidade fica mais alta:

  • Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente.
  • Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa.
  • Quando a temperatura diminui (orvalho).

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR

  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Entre 20 e 30% – Estado de Atenção

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
  • Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta

  • Observar as recomendações do estado de atenção
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Abaixo de 12% – Estado de emergência

  • Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
  • Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
  • Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas
  • Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

<<< MAPA DO MUNICIPIO DE TALISMÃ - IBGE 2010 >>>

DESVENDAR MISTÉRIO DA NET

FAZER TODOS OS TIPOS DE CONVERSÕES

CALCULADORA ON LINE DE AREAS

Os Piores Desastres do Mundo - Ep 12 Os Piores Incêndios Florestais [BBC]

SEDE - PLANTÃO: (63) 8473 - 1148
SEDE - MUNICIPIO DE TALISMÃ - TO.
REGISTROS DE OCORRENCIAS DE INCENDIOS FLORESTAL EM TALISMÃ
2015

 

.....

ESTAÇÂO DIGITAL DE MONITORAMENTO

Por que ocorre fortes ventos no Sul do Tocantins nesta época?

“Se trata de uma circulação anticiclônica que é predominante na faixa central do Brasil, devido a um núcleo sobre o Atlântico, em torno de 20°S/39°W. Como este sistema apresenta características dinâmicas (reflete o anticiclone subtropical), gera movimento subsidente do ar e compressão adiabática. Por isso, dificulta a formação de nebulosidade significativa, eleva a temperatura do ar. É o padrão que se espera para o nosso período de estiagem.” Dr. José Luiz Cabral

Informações diárias sobre as condições do clima no Municipio de Talismã podem ser obtidas no link BOLETIM METEOROLÓGICO DE TALISMÃ - TO

Durante o Monitoramento diário é observado os focos de fumaça e sua possível localização, caso esteja no Município de Talismã, a equipe faz o deslocamento imediato até o ponto de combustão e três posições são tomadas, a primeira é registrada a ocorrência, segunda o responsável é notificado, no primeiro momento verbalmente, caso o mesmo não foi o causador, mas sendo, é notificado por escrito e na hipótese do fogo estar fora do controle a equipe de monitoramento, faz o levantamento de dados e a Equipe de  Combate  entra em ação.