CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

EXPERIÊNCIA DE TALISMÃ FOI DESTAQUE NO X FÓRUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL

Thatyhelly Pires Lopes
28/09/2013 - 15:20

A experiência da Defesa Civil de Talismã foi destaque no X Fórum Nacional de Defesa Civil, em Joinville (SC). A realização do Fórum é iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, o evento aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2013. Na ocasião participaram coordenadores municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades de todas as regiões do País. Os participantes puderam compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção e mitigação de desastres.

O Coordenador Municipal de Defesa Civil de Talismã – João Carlos Lopes ministrou a palestra a convite do Secretario Nacional da Defesa Civil - Coronel Humberto Viana, durante o encontro reservado com o secretario, o coordenador expôs as dificuldades e facilidades dos municípios de pequeno porte, no que diz respeito a Defesa Civil, Humberto Viana, não marcou visita em Talismã, mas poderá ocorrer em breve.

João Carlos, foi o único palestrante que movimentou o auditório e colocou o publico de pé e foi aplaudido três vezes durante os 15 minutos de suas palavras, porem o tempo para cada palestrante foi de 20 minutos e João Carlos destacou bem a importância da FÉ em Jesus Cristo e o trabalho de equipe, para comprovar a unidade da Defesa Civil de Talismã, levou para seu lado no palco o Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado do Tocantins - Maj QOBM Carlos Eduardo de Souza Farias e concedeu 05 minutos para que Farias comentasse o trabalho da Defesa Civil a nível de Estado e fazer o agradecimento e a despedida,  dele e de João Carlos do Evento, ação esta  percebida e aplaudida por todos presentes.

Valendo ressaltar que na abertura da palestra, João Carlos explicou sobre a importância da fé, da escolha da equipe de liderados e da equipe de apoio. Na sequencia citou suas profissões e a importância de seus instrutores na sua carreira dizendo: “ O  Capitão Diógenes Madeira de Oliveira & Sargento Pedro Rocha de Medeiros São dois Professores inesquecíveis, aos quais devo a minha carreira profissional na Defesa Civil. A vida passa, mas os verdadeiros mestres são eternos, se hoje estou aqui, é porque aprendi o dever de casa... Estes homens fizeram de mim, uma lenda viva, no Estado do Tocantins, no Brasil, ou seja, por onde eles passaram!” concluiu.

João Carlos, foi audacioso, envolveu o auditório no trabalho, prendeu a atenção de todos, fazendo sorrir e divertir durante todo tempo e no final deu total atenção as pessoas que o procurou, tornando assim o mais carismático de todos os palestrantes presentes.

O evento só não foi melhor porque a cidade visinha de São Francisco do Sul, assustou aos participantes e demais autoridades do Brasil e do Mundo, o incêndio sem chamas deixou São Francisco do Sul- SC em situação de emergência. Mais de  200 bombeiros, técnicos de segurança, gestores da Defesa Civil, policiais e soldados do exercito trabalharam para controlar o incêndio sem chamas que deflagrou no armazém de fertilizantes químicos. Eram 10 toneladas de nitrato de amônio, cuja oxidação produz um fumo espesso e irritante para a pele, os olhos e as vias respiratórias. A cidade foi praticamente evacuada pelos habitantes, em pânico, e as escolas suspenderam as aulas até ser liberadas pela Defesa Civil. O Secretario Nacional da Defesa Civil Coronel Humberto Viana e sua equipe esteve no local e acompanhou todo trabalho.

João Carlos Lopes - Coordenador da Defesa Civil de Talismã e o Secretario Nacional da Defesa Civil Humberto Viana (Momentos após encontro reservado entre ambos).

Major Farias e João Carlos

João Carlos e Equipe da Cruz Vermelha no Brasil

Coodenador de Defesa Civil de Joiville, Coordenador da Defesa Civil de Talismã e o Coordenador Estadual de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina

João Carlos (Talismã) Daniel (Brasilia)

Veja o nome, o tema que esta equipe trabalhou

Trabalho de prevenção que levou a conquista do prêmio Sasakawa 2013 da Organização das Nações Unidas (ONU) pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG - Palestrante: Alexandre Lucas Alves – Coordenador Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte/MG

Avanços e Desafios na organização da Defesa Civil de Rio Branco/AC - Palestrante: George Luiz Pereira Santos - Coordenador Municipal de Defesa Civil de Rio Branco/AC.

Desafios da Gestão de Risco em um município de pequeno porte. - Palestrante: João Carlos Lopes – Coordenador Municipal de Defesa Civil de Talismã/TO.

A importância da integração dos Estados e Municípios para fortalecimento das Coordenadorias Municipais - Palestrante: Carlos Marcelo D’Isep Costa – Coordenador Estadual de Defesa Civil do Espírito Santo

Mediador: José Wilson Pereira dos Santos - Assessor da Secretaria de Relações institucionais da Presidência da República e Conselheiro do COMPDEC

Palestrante: João Carlos Lopes – Coordenador Municipal de Defesa Civil de Talismã/TO

___________________________________________________________

ACIDENTE EM SÃO FRANCISCO DO SUL 

Assista a reportagem do acidente em São Francisco do Sul - SC-

>>>> Incêndio sem chamas deixa S. Francisco do Sul e situação de emergência

Outras Notícias:

__________________________________________________________________

Defesa Civil de Talismã está com presença  confirmada  no X Fórum Nacional de Defesa Civil que será realizado em Joinville - SC

Veja a Programação em PDF <<<   AQUI >>>>

Veja o Convite de João Carlos em PDF <<<< AQUI >>>>

VEJA TAMBÉM:

<<<<< X Fórum Nacional de Defesa Civil acontecerá em Joinville >>>>>

<<<<<< X Fórum Nacional de Defesa Civil >>>>

<<<<< X Fórum Nacional de Defesa Civil >>>>

Acesse

1. Apresentações de slides exibidas durante o Fórum

2. Material de Divulgação: Cartaz | Folder

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

(Auditório Tulipa)

Boas Práticas
Organização e Operacionalização de Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

Maria Aparecida de Faria Silva 30/09/2013 ás 10:05 horas

Sr. João Carlos e Major Carlos Eduardo, parabéns pela participação de vocês no X Fórum Nacional de Defesa Civil. Com certeza, foi de grande relevância. 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.