CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

PREVISÃO DO TEMPO

 

E Mail: obsis@unb.br
Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

 

HISTÓRIA - VENDAVAL EM TALISMÃ:

14/10/2011 A maior chuva já registrada em Talismã -TO.

29/10/2011 - Vendaval destrói casas em Talismã e deixa a cidade às escuras

29/02/2012 - Vento forte volta assustar a comunidade talismaense

20/09/2012 - Vendaval e granizo causam um rastro de destruição e pânico

30-10-2012 - Vendaval interdita BR 153 em Talismã

Em 12 de fevereiro de 2001, um dos maiores vendavais varreu o Municipio de Talismã - Matéria não disponivel até o momento - Arquivos do Grupo Raiz da Terra.

Defesa Civil Municipal visita plantio de soja em Talismã

Thatyhelly Pires Lopes
08/02/2013 - 10:20

A Defesa Civil Municipal de Talismã, visitou no dia 07 algumas plantações de soja no Município. A intenção do Coordenador Municipal de Defesa Civil é acompanhar a linha de produção agrícola, pois boa parte das pastagens e desmatamento de muitas áreas deram lugar ao plantio da soja e como a Defesa Civil Municipal já está se preparando para enfrentar a temporada de Incêndios Florestais em 2013 precisa de fato fazer um novo reconhecimento do território municipal.

No ano de 2009, 2010, 2011 e 2012 o numero de desmatamento cresceu muito no município e na região, isto é motivo de preocupação por vários motivos e em especial as queimadas, porque os produtores realizam a queima das leiras e das pastagens para facilitar o plantio de soja. Dentro do território municipal, ou seja, do Município de Talismã a maioria dos produtores são conscientes procura a Defesa Civil Municipal e contrata o serviço da Associação Anjos da Selva (Grupo Raiz da Terra), também conhecida como Brigada Anjos da Selva, para realizar, ou acompanhar a queima, desta forma reduz o risco do fogo fugir do controle.

Porem o fogo que vem dos municípios vizinhos quando chegam ao Município de Talismã  requer medidas especiais para combater e para isto os agricultores da região fornecem apoio a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil com maquinas e pessoal, assim são combatidos os incêndios.

Atendendo pedidos de agricultores do Município a Defesa Civil Municipal  ampliou o Projeto Arco de Fogo, com ações inovadoras que já estão sendo colocadas em prática, outro fator que o Grupo Raiz da Terra estará fazendo é apoiar e cobrar das autoridades competentes rigor na fiscalização.

João Carlos visitou plantações de soja e parabenizou os produtores do Município. “Nossa classe produtora necessita de incentivos, até porque desenvolve com grande rigor suas atividades. A soja é um produto que promove economias, é um verdadeiro divisor de fronteiras. Temos de incentivar nossos produtores para que o Município cresça sempre mais. Também utilizarei toda a minha ousadia e talentos para combater as queimadas e punir os responsáveis, acredito que nenhum dos produtores vai querer queimar suas lavouras, uma vez que todos fizeram investimentos caros para repor os nutrientes do solo, e as queimadas das sobras de culturas estariam destruindo estes nutrientes.”, frisou.

Um dos produtores visitados e que pediu para não ser identificado informou que a plantação de soja, não somente a sua, mas de todos sofreram com a falta de chuva ocorrida na região, mas com as chuvas de fevereiro as plantas melhoraram, mesmo assim a colheita não irá ser conforme o esperado, mas garante que a nível nacional a situação é boa.

O quinto levantamento da safra de grãos 2012/13, divulgado nesta quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirma o plantio recorde de 27,645 milhões de hectares com a oleaginosa. Em relação à quarta estimativa, divulgada em janeiro, a área de soja avançou mais 297,8 mil hectares (1,1%) e ampliou o aumento em relação à safra passada em 2,603 milhões de hectares (10,4%).

Os técnicos da Conab observam que o levantamento deste mês mostra a consolidação no incremento do plantio de soja observado desde as primeiras avaliações, impulsionado "pela excelente performance das cotações no mercado internacional e pela comercialização antecipada, que nessa temporada atingiu níveis recordes".

Segundo a Conab, a região de Matopiba, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a mais nova fronteira agrícola brasileira, apresentou uma evolução na área plantada de 16,1% em relação à safra passada. A Conab destaca o crescimento no plantio da soja no cerrado piauiense (mais 101,8 mil hectares ou 22,9%) e tocantinense (mais 20,4% ou 92 mil hectares). Em termos absolutos, o maior incremento ocorreu no Mato Grosso, onde houve avanço de 837,7 mil hectares (mais 12%), seguido pelo Rio Grande do Sul, com 421 mil hectares (mais 10%) e pelo Paraná, com 250 mil hectares (mais 5,6%).

A Conab estima que as exportações brasileiras de soja neste ano ultrapassem as estimativas preliminares de 37,78 milhões de toneladas, "a depender, apenas, de logística, sobretudo dos portos e dos preços dos fretes, já que a demanda internacional, principalmente para a China, continua bastante aquecida". O consumo interno é estimado pela Conab em 42,4 milhões de toneladas. O estoque de passagem da safra 2012/13 está projetado em 4,73 milhões de toneladas, "ou seja, o equivalente a pouco mais de um mês de consumo interno".

A Defesa Civil Municipal após a implantação do polígono da Soja em Talismã, passou a monitorar com mais veemência o Município e região, porque grandes áreas foram abertas e com a retiradas de todas as arvores para facilitar o cultivo e segundo pesquisas realizadas em regiões do Estado do Mato Grosso as grandes áreas de soja reduz a pluviometria (BOLETIM METEOROLÓGICO DE TALISMÃ - TO) consideravelmente e como Talismã e região possui áreas muito seca, este efeito no Sul e Sudeste do Tocantins poderá ser desastroso.

O Órgão do Estado responsável pela agricultura, pelo o que se sabe não esteve em Talismã para comprovar se de fato a abertura e utilização das áreas para plantio de soja é de fato compensativo no modo geral, uma vez que a vegetação nativa conserva o solo, resfria a temperatura, enriquece a umidade relativa do ar, o que garante uma vida saudável a todos os seres vivos.

“O Homem pela sua ganância e arrogância está levando a extinção de sua e de outras espécies”. Thathyelly Pires Lopes.

 

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional

TOCANTINENSES MEMBROS DA DEFESA CIVIL NACIONAL

CLIC AQUI>>>

VIDEO DE COMBATE EM JAÚ DO TOCANTINS EM 2010

ASSISTA AQUI A EVOLUÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS.

BOMBEIRO CIVIL É AQUI >>>

OBSERVAR QUEIMADAS DOS DOIS ÚLTIMOS DIAS

FILME CARRUAGEM DE FOGO

SAÚDE

VEJA VOCÊ MESMO SE ESTÁ COM SEU PESO IDEAL! CLIC AQUI>>>

ALBUM I

 

RELATÓRIO DO VENDAVAL

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.