CALENDÁRIO LEIS
 

Vendaval e granizo causam um rastro de destruição e pânico

Ventos fortes e chuva de granizo por aproximadamente trinta minutos causaram destruição em Talismã. O Temporal foi registrado na quinta-feira (20). Nesta sexta-feira (21), o município entrou com o Decreto de Situação de Emergência e a Defesa Civil Estadual enviou técnicos para apoiar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, onde o Capitão Rodrigues e o Sargento Colemar, estiveram trabalhando na cidade.

Um vendaval de 90 quilômetros por hora atingiu Talismã no início da noite desta quinta-feira (20). O temporal deixou dezenas de casas destelhadas e o Setor Cidade Nova foi o que mais sofreu. Estruturas metálicas e arvores foram  arremessadas como se fossem de brinquedo. O município decretou Situação de Emergência e a Defesa Civil Estadual enviou técnicos para apoiar nos trabalhos de avaliação de danos. Talismã foi atingida três vezes  em menos de 12 meses, sendo em outubro de 2011, fevereiro e setembro de 2012.

Os estragos causados pelo vendaval e chuva de granizo, que durou cerca de 30 minutos, espalharam-se por todas as regiões da cidade. Há registro de quedas de árvores, muros, painéis, estruturas metálicas, portões e muita sujeira.

Próximo a Defesa Civil Municipal, o trânsito ficou interrompido devido a estrutura da garagem municipal ser arremessada sobre a rede elétrica. A cidade ficou sem energia elétrica, água telefone e internet. Em algumas regiões, a luz foi restabelecida no final da tarde de hoje (21). Durante o dia a Comunidade e o Poder Publico Municipal mostrou seu poder de reconstrução e humanismo, quando os técnicos da Defesa Civil chegaram já era possível notar o poder de resposta da cidade e ao percorrer a cidade após a decretação de situação de emergência, os agentes de Defesa Civil puderam perceber que os estragos que ainda não haviam sido reparados não eram mais suficiente para continuar com a Situação de Emergência e a equipe mais uma vez parabenizou os talismaenses pelo brilhante trabalho de reconstrução.


Conclusão: Vendaval e Granizo em Talismã.

Velocidade do Vento 90KM
Pluviometria: 30 mm
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Data: 20/09/2012
Hora: 17:30
Destruição: Patrimônio Publico e Particular
Não Houve vitimas, apenas danos materiais, graças ao trabalho de Educação Ambiental da Defesa Civil Municipal e do Plano de Contingência do Município

Terceiro vendaval em menos de 12 meses, sendo um em 29/10/2011, 29/02/2012 e 20/09/2012.

Defesa Civil Municipal
Secretaria Municipal de Infra-Estrutura
Secretaria Municipal de Obras
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Ação Social/CRAS
Policia Militar de Talismã
4ª Cia de Bombeiros de Gurupí.

 

O Vídeo estará no ar neste Domingo

Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes

Postado por Informativo Talismã Agora às 21h30min. 21 de setembro de 2012

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

__________________________________________________________

  • A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.

    A COMDEC deve estar devidamente estruturada para:
    EDUCAR, no sentido de preparar as populações;
    PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos;
    PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos;
    SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais;
    ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e
    RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional