CALENDÁRIO LEIS
 

Defesa Civil realiza palestra na escola Municipal Morro Alegre

A Defesa Civil de Talismã Tocantins realizou na quarta feira dia 29 de Fevereiro quarta palestra de 2012, para os alunos da Escola Municipal Morro Alegre, realizada pela manhã. O Tema debatido foi “Construindo Cidades Resilientes” com base nas cinco ameaças ao municipio de Talismã que são: Vendaval, Seca, Terremoto, Incêndio Florestal e Petroquímico, com 97 alunos (Ensino Fundamental) da rede pública Municipal. 

A palestra foi  realizada: apartir das 11h15, e contou com a participação de todas as turmas da Escola. Os palestrantes foram: o Coordenador Municipal de Defesa Civil, João Carlos Lopes, e sua auxiliar Thathyelly Pires Lopes.

Durante a palestra foi explicado que uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

Foi explicado que a cidade de Talismã está participando da Campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), e que esta campanha é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, o qual pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.

Conscientes de que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de crises e emergências, é fundamental que os governos locais e a sociedade civil organizada unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades. Para isso, é necessário que o município se reconheça como público alvo e agente promotor e realizador da Campanha. Com base neste parágrafo, além das medidas adotadas em Talismã, o Coordenador de Defesa Civil foi mais audacioso, pediu aos professores para escolherem um líder por turma e após a escolha, dispensou os demais alunos e continuou os ensinamentos para os líderes e professores, os quais sanaram duvidas e abraçaram a causa.

O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos. Além de serem incentivados a ligarem para o 199, ou 3385 -1246 (telefone da Defesa Civil) quando houver alguma ocorrência, os alunos ficaram atentos e participaram ativamente da palestra.

A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.

Escolha dos Líderes da NUDEC

O que é o Núcleo de Defesa Civil - NUDEC?

O NUDEC é formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participa de atividades de defesa civil como voluntário.A instalação do NUDEC é prioritária em áreas de risco de desastres e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres.O NUDEC deve reunir-se, freqüentemente, em local determinado para elaborar o planejamento das atividades que deve conter:

  • Nome, telefone e endereço do coordenador da equipe;
  • Nome, telefone e endereço dos membros das equipes;
  • Os recursos disponíveis e necessários para desenvolver as atividades de defesa civil no município;
  • As atividades a serem desenvolvidas pelas equipes de trabalho;
  • As metas a serem alcançadas;
  • O prazo de duração dos trabalhos;
  • Avaliação do desempenho das atividades.

Diretora da Escola Municipal Talismã: Maria do Socorro

Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes

Postado por Informativo Talismã Agora às 14h30min. 29 de fevereiro de 2011

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

__________________________________________________________

  • A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.

    A COMDEC deve estar devidamente estruturada para:
    EDUCAR, no sentido de preparar as populações;
    PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos;
    PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos;
    SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais;
    ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e
    RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional