CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

PREVISÃO DO TEMPO

 

E Mail: obsis@unb.br
Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

 

HISTÓRIA - VENDAVAL EM TALISMÃ:

14/10/2011 A maior chuva já registrada em Talismã -TO.

29/10/2011 - Vendaval destrói casas em Talismã e deixa a cidade às escuras

29/02/2012 - Vento forte volta assustar a comunidade talismaense

20/09/2012 - Vendaval e granizo causam um rastro de destruição e pânico

30-10-2012 - Vendaval interdita BR 153 em Talismã

Em 12 de fevereiro de 2001, um dos maiores vendavais varreu o Municipio de Talismã - Matéria não disponivel até o momento - Arquivos do Grupo Raiz da Terra.

Defesa Civil Municipal prepara para o Curso Capacitação em Operações Especiais para Redução dos Riscos e Desastres

Thatyhelly Pires Lopes
06/01/2013 - 10:30

A Defesa Civil de Talismã abriu as inscrições neste sábado (05), para o Curso Capacitação em Operações Especiais para Redução dos Riscos e Desastres, em 05 fases:

Primeira Fase:  a turma irá realizar o Teste de Aptidão Física - Teste da caminhada com bomba costal, com o objetivo de avaliar a resistência muscular, resistência aeróbica e capacidade cárdio-respiratória dos candidatos. A distância percorrida será de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros transportando uma bomba costal cheia d'água, pesando aproximadamente 24 (vinte e quatro) quilogramas. O avaliador cronometrará o teste e anotará o tempo de chegada de cada candidato. O prazo máximo é de 30 (trinta) minutos não sendo permitido correr, apenas caminhar. O candidato que não completar o percurso no tempo máximo exigido terá a nota zerada, ou seja, o participante fica com a nota 0 (ZERO). Na sequencia o Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas - Teste de enxada, com o objetivo de avaliar a resistência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas agrícolas. O candidato deverá capinar e rastelar uma área de 3 (três) por 5 (cinco) metros, em um prazo de no máximo, 20 (vinte) minutos. Critérios de avaliação: Qualidade da capina (grau de limpeza da área capinada).

Observação: Aquele que não capinar por completo a área estipulada no tempo máximo estabelecido terá a nota zerada, ou seja, o participante fica com a nota 0 (ZERO). Este treinamento será acompanhado pela Policia Militar de Talismã, a qual irá adicionar alguns conhecimentos e praticas militar, como por exemplo: Apresentar; Forma correta de saudação militar; Entrar em forma; Cobrir; Descansar; Sair de forma; Dispensar.

Os brigadistas serão conduzidos para combate a incêndio florestal em pastagens, Vegetação Nativa, (montanhas, planícies e outras formas de relevo) no período diurno e noturno em estação chuvosa ou seca. Esta tarefa será realizada em uma dada e local a ser definido posteriormente.

Segunda Fase: serão utilizadas as técnicas de busca e salvamento, trabalho de localização, socorro e resgate de pessoas perdidas, o simulado abordará várias etapas, desde o acionamento da ocorrência até a chegada da vítima ao local a ser transportada para o hospital. Terá vários itinerários dentro do perímetro de treinamento, que simularam possíveis locais por onde a vitima passou.

A Terceira Fase: será “Sobrevivência em Selva” que tem por objetivo proporcionar aos brigadistas o conhecimento básico de sobrevivência num ambiente hostil de selva, através de técnicas passadas de geração em geração por índios, militares e desbravadores, aprimoradas pela ciência. utilizando meios de fortuna, ou seja, recursos improvisados do próprio ambiente. A Defesa Civil Municipal dará  aos alunos e brigadistas condições básicas para assumir o controle de si e da situação, adaptando-se a natureza para que possam manter-se vivos, alimentados e abrigados, podendo assim se salvar ou serem salvos por equipes de resgate.

Quarta Fase: Buscas e Salvamento em Escombros, o objetivo desta fase é fornecer informações básicas sobre trabalhos de salvamento em estruturas colapsadas para os brigadistas.  Com o treinamento os brigadistas irão familiarizar  com habilidades exigidas  para exercer de forma correta o resgate e salvamento.. As técnicas descritas podem ser aprendidas e praticadas utilizando os materiais e o famoso “saber-fazer”.

Quinta Fase: serão utilizadas práticas de um esporte radical que é o rapel. A própria Defesa Civil utilizará o rapel para realizar trabalhos em locais de difícil acesso. Como na Serra do Estrondo em Paraíso do Tocantins, na Serra do Lajeado, em Palmas (TO), na Ilha do Bananal e outros.

O rapel é uma atividade criada a partir das técnicas de alpinismo, para a realização de descidas em paredões, edificações, entre outros locais livres, com o uso de cordas e equipamentos de segurança. Com o crescente número de profissionais que atuam em áreas que oferecem riscos por altura, a Defesa Civil Municipal está especializando estes brigadistas para atuarem onde for solicitado, não impostando, onde, quando e de que maneira, por outro lado há outro objetivo paralelo que é de conscientizá-los da necessidade de se realizar o trabalho com grande segurança. O limite máximo por turma será de 20 alunos. As aulas práticas serão realizadas em locais selecionados pela Defesa Civil para este fim.

Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, o agente João Carlos Lopes, existem alguns pré-requisitos para o ingresso do aluno: de 18 a 54 anos, acima de 40 anos é necessária a apresentação de atestado médico, constando à liberação para exercer a atividade; o peso máximo dos participantes não deverá ultrapassar 85 kg (proporcional à altura), em torno de 1,85m.

As aulas serão realizadas em dois níveis. No nível “A”, os alunos têm aulas teóricas sobre conhecimento do equipamento, nós e amarrações e acidentes causados por falta de segurança. Os participantes com melhor desenvolvimento no nível “A” passam para o nível B (no máximo cinco pessoas de cada grupo). A aula prática é feita em ambiente natural.

As inscrições para o curso podem ser realizadas até o dia 10/01/2013 na COMDEC – Talismã, Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 – Centro. Talismã – TO. Fone: (63)  3385 – 1246.

 

Deste local para os locais abaixo...

Aguardem!!!

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional

TOCANTINENSES MEMBROS DA DEFESA CIVIL NACIONAL

CLIC AQUI>>>

VIDEO DE COMBATE EM JAÚ DO TOCANTINS EM 2010

ASSISTA AQUI A EVOLUÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS.

BOMBEIRO CIVIL É AQUI >>>

OBSERVAR QUEIMADAS DOS DOIS ÚLTIMOS DIAS

FILME CARRUAGEM DE FOGO

SAÚDE

VEJA VOCÊ MESMO SE ESTÁ COM SEU PESO IDEAL! CLIC AQUI>>>

ALBUM I

 

RELATÓRIO DO VENDAVAL

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.