CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

TALISMÃ JÁ SE PREOCUPA COM A PRÓXIMA TEMPORADA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS DE 2014.

João Carlos Lopes
28/01/2014 - 13:30

Talismã já se prepara para enfrentar o período crítico de ocorrência de incêndios florestais, (temporada 2014) que inicia em junho e julho na maior parte do país. Nesta terça- feira (28), partes dos brigadistas realizaram mais uma vez  o Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) – Ambos os testes são classificatórios e eliminatórios para que pretende exercer a função de brigadistas, e os contratos geralmente são temporários, com duração máxima de 6 meses.

A Defesa Civil de Talismã, já fez o alerta a Defesa Civil Estadual, sobre a possibilidade de incêndios florestais em diversos pontos do sul e sudeste do Estado do Tocantins, por dois motivos, o primeiro é que o numero de área desmatadas no final de 2013 e neste inicio de ano e o segundo fator é  que a aumentou a massa de vegetais (pastagens sem roçagem e vedada) e a cada três anos a incidência de incêndio é fato comprovado em Talismã e região, a atenção maior é o município de Jaú do Tocantins e São Salvador, onde em 2010 foram queimados centenas de Km quadrados.

O Município conta com a Associação Anjos da Selva (Grupo Raiz da Terra), também conhecida por Brigada Anjos da Selva e dentro da instituição há um esquadrão composto por cinco integrantes e são a elite da brigada, chamados de Anjos da Selva, mais bravos que o fogo.

O Esquadrão Anjos da Selva, são treinados em combates noturnos, em terrenos acidentados, em vegetação densa, em altura, resgate, captura e remoção de abelhas, marimbondos animais silvestres, busca e salvamento de pessoas desaparecidos em selva. Também ­são responsáveis pela educação ambiental, jardinagem e arborização da cidade de Talismã, porem está à disposição para agir em outros municípios e até fora do Brasil.

Este esquadrão passa por treinamentos periódicos e enfrenta situações adversas e segue a seguinte hierarquia: Brigadista Chefe da Brigada, Brigadista Chefe do Esquadrão, Brigadista de combate.

Saibam quais e como são os principais treinamentos  da Brigada Anjos da Selva:

O TAF (eliminatório e classificatório) consiste em teste de caminhada com bomba costal, com o objetivo de avaliar a resistência muscular, resistência aeróbica e capacidade cárdio-respiratória dos candidatos. A distância percorrida deve ser de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 (vinte e quatro) quilogramas. O avaliador cronometrará o teste e anotará o tempo de chegada de cada candidato. O prazo máximo é de 30 (trinta) minutos não sendo permitido correr, apenas caminhar. O participante (candidato) que não completar o percurso no tempo máximo exigido será desclassificado automaticamente.

Brigadista confere apressão arterial antes do treinamento

Brigadista confere o peso antes dos trabalhos

João Carlos instrui, sobre a velocidade mádia da caminhada durante o percurso de 2.400 metros em 30 minutos, mas os brigadistas usam a fazer entre 22 a 26 minutos.

A união entre os brigadistas da Brigada Anjos da Selva, garantiu o seucesso em todas as ações desenvolvidas até agora, e esde de a fundação da Associação Anjos da Selva em 1998, nenhum membro da brigada precisou de atendimento médico durante os combates, ou decorrente deles.

Seja dupla, grupo, ou individual, os brigadistas já puderam mostrar que estão prontos para o trabalho. Aqui mostramos a técnica de canga, isto é cada brigadista deve saber todas as características de seu parceiro e em hipótese nenhuma poderá abandonar um ao outro durante o combate.

Brigadistas preparam as ferramentas para a capina da área determinada.

DEFESA CIVIL DE TALISMÃ (UNIDADE VOLANTE)- SOLIDARIEDADE E HUMANISMO, QUEM AGE NO PRESENTE, DESCANÇA NO FUTURO!

Medição da área a ser capinada, neste caso os brigadistas opinaram para 10 (dez) metros, por 1,5 (um metro e meio), o que é equivalente a 5 X 3 metros quadrados em 20 minutos. Os brigadistas conseguem fazer entre 14 a 18 minutos.

A área escolhida pelo Brigadista Chefe da Brigada, João Carlos Lopes, usam ser as piores!

Mesmo em uma área de pastagem densa é possível fazer dentro da média

Conheça aqui o porque de tantas axigênciasª

ANJOS DA SELVA, MAIS BRAVOS QUE O FOGO:

1ª - COMBATE A INCCÊNDIO FLORESTAL>>>>

2ª - BUSCA E SALVAMENTO EM SELVA >>>

3ª - CAPTURA DE ABELHAS E RESGATE DE VÍTIMAS >>>>

4ª - RESGATE DE VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO >>>

5ª - APOIO A MORADORES RIBEIRINHOS VITIMAS DE EXCHENTES>>>>

6ª - CORTE, PODA E REMOÇÃO DE ARVORES>>>

7ª -TALISMÃ FOI DESTAQUE NO X FÓRUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL>>>

8ª - TALISMÃ FOI DESTAQUE NO  I WORKSHOP INTERNACIONAL DE MANEJO INTEGRADO DO FOGO NO TOCANTINS >>>

E esparamos fazer muito mais!!!

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.