CALENDÁRIO LEIS
   

DEFESA CIVIL DE TALISMÃ FOI DESTAQUE NO  I WORKSHOP INTERNACIONAL DE MANEJO INTEGRADO DO FOGO NO TOCANTINS

Reportagem: Michael Vinicios Aparecido G. de Souza
Imagem: Jaksom Berolino Dourado
04/12/2013 - 22:30

Brigadistas da Brigada Anjos da Selva e o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Talismã tiveram participação garantida no segundo dia do Workshop Internacional sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF) o grande enfoque dado pelos especialistas foram as atuações das brigadas de combate a incêndios florestais. Uma das palestrantes foi Jayleen Vera, brigadista há 12 anos da U.S. Forest Service, que é o serviço de combate a incêndios florestais norte americano. O evento aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro, das 8 às 18 horas, no auditório do Aquárius Eventos, na Avenida Teotônio Segurado, em Palmas.  O Professor Mestre da Faculdade Católica do Tocantins, Rogério Cavalcante participou como mediador.

Jayleen Vera compartilhou suas experiências vividas na frente de combate às queimadas tanto nos Estados Unidos como no Brasil e revelou que a diferença entre os combates não está no uso de equipamentos e de tecnologia, mas na estratégia de trabalho. Citou ainda que o MIF acontece para melhorias no manejo do fogo.

Ainda pela manhã foram discutidos os principais desafios e a situação do manejo do fogo no Tocantins. Na ocasião, os palestrantes Rubens Brito, técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Anja Hoffmann, consultora da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) compartilharam como estão sendo feitos os trabalhos nas unidades de conservação para o combate às queimadas.

 Anja Hoffmann apresentou o resultado de suas pesquisas sobre a descentralização da autorização de queimadas no Tocantins para que em seguida fosse debatido no período da tarde em uma das mesas redondas.

Durante as apresentações, os presentes puderam entender um pouco mais do trabalho de Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através da palestra do pesquisador Alberto Setzer, que mostrou a todos como o INPE monitora por sua rede de satélites a situação das áreas atingidas pelo fogo durante todo o ano. Com o sistema de monitoramento via satélites do INPE, as equipes são capazes de saber a extensão da linha de fogo e então conseguem definir qual a melhor estratégia para combater os focos de incêndio.

Após as palestras os presentes puderam participar de quatro mesas redondas que ocorriam simultaneamente para debater assuntos como: Queimada controlada e alternativas ao uso do fogo; Papel das brigadas locais no manejo do fogo de base comunitária; Programas de Educação, Comunicação e Sensibilização sobre Fogo; e Sistema de Informações de Incêndios para a Prevenção e Controle de Incêndios.

Essas mesas redondas resultaram em inúmeras recomendações e possibilidades traçadas especialmente para o Tocantins além da definição das convergências e áreas de colaboração voltadas para a melhoria da comunicação entre os parceiros envolvidos no combate, monitoramento e manejo do fogo.

A programação seguiu até o fim da tarde de hoje (04), com a apresentação dos trabalhos, discussões complementares e por fim, as definições dos compromissos institucionais frente às propostas e recomendações.

O Capitão Franco da Defesa Civil Estadual, iniciou  as atividades na segunda mesa de debate e ressaltou a Defesa Civil de Talismã e a Brigada Anjos da Selva, como referencia no Tocantins e lamentou a falta de interesse dos municípios no que se refere o trabalho das brigadas e das COMPDECs e na sequencia,  o Coordenador Municipal de Defesa Civil e Brigadista Chefe da Brigada da Anjos da Selva João Carlos Lopes apresentou  as experiências realizadas no sul do Estado e em especial no Município de Talismã. Apresentaram também suas experiências a Brigada PEJ, representada por Lahuana Aguiar e para finalizar o Edimar da Aliança da Terra.

A representante da U.S. Forest Service, Jayleen Vera, foi questionada se a mesma conhecia ações realizadas iguais as de Talismã e ela afirmou que Talismã é o único Município do Mundo, que conseguiu associar Defesa Civil Municipal e Associação (Sociedade Civil Organizada) para que juntas realize combates a Incêndios Florestais e João Carlos Lopes e sua equipe têm um trabalho de sucesso único e que a partir de então será sugerido a outros Municípios, Estados e Países. Ressaltando a presença do Secretario Municipal de Administração, Diogo Borges de Araujo,  que esteve no evento prestando apoio Moral aos Talismaenses.  O reconhecimento internacional do Município de Talismã é um orgulho não somente para Talismã, mas para o Estado do Tocantins.

O evento fez parte do projeto "Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado", o chamado Cerrado-Jalapão, fruto do acordo entre o Brasil e a Alemanha. O programa é executado pelo MMA, em parceria com o ICMBio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o governo do Tocantins, através do Naturatins e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

CONCLUSÃO:

Governo do Tocantins fez um empréstimo no valor de R$ 100 milhões para compra de instrumentos para combate incêndios florestais e foi contraído do Banco Mundial Alemão (KfW).  O governador Siqueira Campos assinou o termo de empréstimo durante a abertura do primeiro Workshop Internacional de Manejo Integrado do Fogo no Tocantins (MIF/TO). O Workshop teve como objetivo debater medidas de prevenção, controle e manejo do fogo e Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, o empréstimo permitirá a aquisição de helicópteros, caminhões para combate incêndios florestais e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Siqueira Campos assinando o termo de empréstimo

Professor Mestre da Faculdade Católica do Tocantins, Rogério Cavalcante participou como mediador.

Tradutores profissionais

Jayleen Vera compartilhou suas experiências vividas na frente de combate às queimadas

Anja Hoffmann, consultora da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) compartilharam como estão sendo feitos os trabalhos nas unidades de conservação para o combate às queimadas.

Talismã marca presença!

Secretario Municipal de Administração, Diogo Borges de Araujo esteve no evento prestando apoio Moral aos Talismaenses.

Sala II Capitão Franco - Defesa Civil Estadual - Papel das Brigadas

Capitão Franco - Defesa Civil Estadual - Importancia das Brigadas

Capitão Franco - Defesa Civil Estadual - Destaca a Defesa Civil e a Brigada de Talismã

João Carlos - Defesa Civil e Brigada de Talismã - Projeto Arco de Fogo

João Carlos - Defesa Civil e Brigada de Talismã - Sistema de Base de Monitoramento e Alerta

João Carlos - Defesa Civil e Brigada de Talismã - Divisão das equipes de trabalho durante o combate - Equipe de: 1ª - Prevenção, 2ª- ataque e 3ª - rescaldo.

Raul da SEPLAN - Monitor e intermediador da sala II

VEJA TAMBÉM NOS LINKS ABAIXO:

http://atn.to.gov.br/noticia/2013/11/29/manejo-integrado-do-fogo-sera-tema-de-evento-internacional/

http://www.catolica-to.edu.br/portal/portal/noticia/1321

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/12/3/segundo-dia-de-workshop-sobre-o-manejo-integrado-do-fogo-e-pontuado-por-debate-e-proposicao-de-mesas-redondas/

http://www.jornaldotocantins.com.br/20131204125.211170#02dez2013/estado-211170/fogo_-_governo_fez_emprestimo_de_r$_100_mi_para_combate_a_incendios

http://semades.to.gov.br/noticia/manejo-integrado-do-fogo-e-tema-de-workshop-internacional/1425

http://www.jornalcorreiopopular.com/?id=3319

http://www.redeto.com.br/noticia-7234-governo-pede-emprestimo-de-mais-de-r-90-milhoes-para-acoes-de-combate-a-queimadas-no-tocantins.html

http://conexaoto.com.br/2012/12/07/governo-reune-estrategia-nacional-e-internacional-para-combate-a-queimadas

 

__________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

Jayleen Vera - Assistant Tanker Base Manager - Durango Tanker Base, San Juan National Forest 04-12-2013 Ás 19:00

João Carlos Lopes,
Muito prazer conhecerlhes em Palmas. O grupo sintio falta de voces o tercer dia do evento.
Imagino que estao com muito trabalho bom ai.  Espero que esta indo bem e espero ter outra oportunidade de conhecer a dedicacao que o seu equipe tem.
Atenciosamente,

__________________________________________________________