
PREFEITURA DE TALISMÃ CONCLUI MAIS UM PROJETO DE PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NA CIDADE
Reportagem: Michael Vinicios Aparecido Garcia de Souza
Imagem: Jaksom Berolino Dourado
24/01/2014 - 09:40
A Prefeitura de Talismã, concluiu mais um projeto de plantio de mudas de árvores na cidade, onde foi dado prioridade a Avenida Rio Tocantins, Avenida Ilson Furtado Carlota, Creche Municipal, Colégio Estadual de Talismã, e em vários pontos estratégicos. O serviço foi iniciado no dia 08 de dezembro de 2013 pela equipe da Defesa Civil e pelo Grupo Raiz da Terra e terminou quarta-feira (22). Ao todo, foram plantadas 150 mudas tendo preferência às vias pavimentadas e com calçadas. Ressaltando que as árvores eram plantadas no final da tarde e em dia de chuva, para melhor desenvolvimento das mudas.
A prefeita Miriam Salvador Costa Ribeiro solicitou à equipe técnica da Defesa Civil e do Grupo Raiz da Terra, para realizar o Inventario da Arborização Urbana, onde foram registradas 1.449, arvores sob a responsabilidade da Prefeitura, ou seja, que projeta sombra para as vias publicas, e 02% foram consideradas de risco a população, então o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Grupo Raiz da Terra entraram em ação e formularam o Plano Diretor de Arborização Urbana de Talismã, o qual foi aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo executivo Municipal.
Após a Criação da LEI MUNICIPAL Nº 518/2013. De, 13 de DEZEMBRO de 2013, o secretário de Administração Diogo Borges de Araujo solicitou ao Grupo Raiz da Terra a elaboração do projeto de arborização de forma a contribuir com a melhoria da qualidade de vida na cidade. O projeto foi definido no ano passado com a realização do plantio de Arvores na Avenida Ilson Furtado Carlota e em Janeiro (2014), os demais locais, aproveitando às condições climáticas para fixação das mudas.
“Nossa meta é fazer o plantio de uma arvore por habitante. Esse trabalho de arborização melhora visualmente a cidade e contribui para o bem estar da população com o aumento da área verde. Talismã tem se esforçado para preservar o meio ambiente, a prova disto é a criação do Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira. O que muito preocupa e que a cada ano a temperatura fica mais alta, a arborização também colabora para a melhoria da parte climática”, explica o presidente do Grupo Raiz da Terra, João Carlos Lopes.
As espécies utilizadas no plantio foram adquiridas com recursos próprio do Município. Foi utilizada uma espécies de planta, o oiti (Licania tomentosa) originário da Mata Atlântica1. O presidente do Grupo Raiz da Terra esclarece que a opção pelo oiti reduz custos de manutenção e garante maior capacidade de fixação das mudas.
O presidente do Grupo Raiz da Terra ressalta a importância da comunidade colaborar com as ações da Prefeitura através da adoção das árvores localizadas em frente a estabelecimentos comerciais ou residências. Ele afirma que esse sentimento de proteção às mudas é fundamental para evitar a depredação e também para auxiliar o serviço da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Infraestrutura no cuidado com as mudas recém-plantadas.
Ressaltando que a primeira etapa da arborização da cidade foi iniciada em 2002, e pelo Grupo Raiz da Terra, onde todas as mudas foram produzidas pelo Viveiro Municipal em um projeto denominado PRÓ-VERDE, sendo uma parceria entre o Grupo Raiz da Terra e o Município de Talismã. Em 2010 foram plantadas 1.275, arvores adquiridas com recursos do município, onde os moradores adotavam as mudas, mas muitos deixaram estas morrem, o que foi constatado no inventario, restando desta quantia aproximadamente 600 árvores e algumas ainda corre o risco de serem cortadas e removidas por terem ficado onde serão construídos os portões das residências que ainda não eram muradas e não haviam um projeto definido das casas. Mas desta vez a Prefeitura tomou alguns cuidados a mais e somente fez a doação das mudas para pessoas que atendiam as exigências técnicas. Em dezembro de 2013 e janeiro de 2014, foram plantadas 150 arvores.
Veja também:























COMENTÁRIOS <<< AQUI >>> |