CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

CÂMARA APROVA A LEI PLANO DIRETOR DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Reportagem: Michael Vinicios Aparecido G. de Souza
Imagem: Jaksom Berolino Dourado
15/12/2013 - 17:30

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão da última sexta-feira (13), a LEI MUNICIPAL Nº 518/2013. “Dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana de Talismã Estado do Tocantins e dá outras providências”., projeto de lei foi produzido pelo Grupo Raiz da Terra (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e repassado ao Vereador Reinaldo Fagundes Soares (PSB), para que fosse tomadas medidas cabíveis, assim aconteceu e o município conta com esta importante ferramenta de controle da arborização urbana.

O dióxido de carbono (CO2), na cidade de Talismã, também é um a preocupação das autoridades locais e estão sendo tomadas outras medidas para minimizar, uma vez que não é possível eliminar.

O vereador agradeceu ao Grupo Raiz da Terra, por meio de seu presidente, por oferecer a ele o direito de autoria e ressaltou que a Lei irá contribuir com o bem estar da comunidade local e poderá ser copiada e executada por outras cidades. Também agradeceu aos colegas de atividades, ou seja os demais vereadores pela credibilidade e apoio na votação do Projeto de Lei que se tornou realidade.

O Grupo Raiz da Terra, Conselho Municipal de Meio ambiente, Conselho Municipal de Defesa Civil e  Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Talismã, instituições estas administradas pelo senhor João Carlos Lopes, estarão trabalhando na  educação ambiental até o dia 13 de março, para que a comunidade se adapta aos objetivos da nova Lei, após esta data o morador que desobedecer estará sujeito a multa que varia de meio salário mínimo a 160 salários (Decreto Nº 3179/1999 – “Regulamenta a Lei nº 9605/98 (Crimes Ambientais) – Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências” – Data da legislação: 21/09/1999 – Publicação DOU, de 22/09/1999). Lei9.605, de 12 de fevereiro de 1998 - Presidência da República.

João Carlos Lopes agradeceu os vereadores pela aprovação do projeto de lei e ressaltou a importância da redução do efeito estufa. “A compensação ambiental é um importante passo para a sustentabilidade, por isso a importância da arborização, tanto em áreas urbanas como rurais, evitando impactos ambientais continuados”.

Legislação Ambiental nacional - VEJA <<<<< AQUI >>>>>>

Vereadores, Secretario de Administração e vice-prefeito de Talismã

Poda e remoção das árvores que oferecem risco as pessoas e ao patrimônio de Talismã

Produção de carvão dos resíduos da Arborização

Realização do Inventario da Arborização na cidade de Talismã

Apresentação do Inventário da Arborização da Cidade de Talismã

Mudas para reposição das árvores que foram retiradas e complementar a arborização

Parque Ecologico Roberto Guedes Pereira

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.