
DEFESA CIVIL DE TALISMÃ E A DEFESA CIVIL DE PEIXE CONSEGUEM EXPULSAR ABELHAS QUE ATACAVAM ALUNOS
Jacson Bertolino Dourado
24/02/2014 - 12:00
A Defesa Civil de Peixe solicitou apoio da Defesa Civil de Talismã para apoiar na retirada de um enxame de abelhas que estavam alojadas em uma caixa dágua em uma casa visinha a Escola Municipal de Música Tenente Regino. Na manhã do ultimo domingo (23), os Agentes da Defesa Civil de Talismã, deslocaram até a cidade de Peixe e ao chegar reforçou a equipe local e por volta de 15:00 horas conseguiram retirar o enxame de abelhas que estava atacando alunos, funcionarios e visitantes da escola.
Os insetos foram expulsos após alojarem na caixa de água que abastece a casa visinha. Diversas pessoas foram picadas, recentemente, pelos insetos.
“Foi feito um trabalho técnico, pelos Agentes de Defesa Civil de Talismã, para não matar os insetos, foi necessário expulsá-los, já que os mesmos estavam ameaçando as pessoas e animais”. Disse o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Peixe - Moisaniel da Luz Cunha
Também esteve presente e acompanhando os trabalhos a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Luiza Moreira Lima, a qual está realizando um belíssimo trabalho com a Defesa Civil Municipal.
A Defesa Civil de Talismã é especialista na remoção de abelhas e marimbondos , o serviço, que anteriormente era realizado pelo Corpo de Bombeiros, hoje é oferecido a qualquer pessoa e em qualquer lugar. A retirada dos insetos é uma das solicitações mais pedidas na Defesa Civil Talismaense.
Na primeira vistoria é analisado o tamanho da colmeia e em que parte da casa ela está instalada. Se não for muito grande e estiver em algum lugar mais acessível, é retirada imediatamente. Caso esteja em algum lugar muito alto e de difícil acesso como, por exemplo, numa arvore, é necessário fazer um agendamento programado de emergencia, pois depende de equipamentos especiais e maior numero de agentes.
A maioria das abelhas capturadas são levadas para o Projeto Apíario Solidário na Fazenda Santa Helena Municipio de Talismã (uma realização da Defesa Civil e a fazenda), uma parte são levadas aos apicultores da Associação dos Apicultores de Porangatu – Goias, em alguns casos elas são soltas em matas em uma distancia considerada dos centros urbanos, a eliminação somente é usada em casos extremos, porem em rarismos casos é utilizada tecnica especial de disperção com uso do fumegador.
Caso os interessados não seja do Municipio de Talismã, será cobrado um a taxa de deslocamento da equipe. Contato: (63) 3385 1246. Plantão Permanente (63) 8473 – 1148. Talismã – TO.

A equipe chega a Escola
Faz a vistoria no Local

Localiza as abelhas que atacam
Estuda o tipo de equipamentos que vão ser usados

Orientam aos vizinhos sobre os procedimentos a serem tomados durante a captura

Moradores assustados entram nas residências
João Carlos Lopes e Jacson Bertolino Dourado, com uso de equipamentos e técnicas específicas resolvem a situação.

Moisaniel da Luz Cunha e Maria Luiza Moreira dão assistencia ao trabalho

Mosaniel determina outra ação de captura de abelhas em uma árvore centenária.
João Carlos faz a avaliação da árvore, para saber qual procedimento será realizado.
As abelhas atacam e uniformes especiais são usados
Estudo realizado e as ações vão ser realizadas
Mosaniel (Coordenador da Defesa Civil de Peixe) solicita a presença da Secretaria de Meio ambiente Maria Luiza Moreira para que a mesma tenha conhecimento das ações a serem realizadas.

Enquanto os equipamentos são providenciados, a equipe visita o porto da cidade.






A visita a estação de medição do Rio Tocantins é interrompida pela chuva.



A Equipe repõe as energias

A equipe discute e chega a conclusão que as abelhas da árvore centanéria devem ser eliminadas devido a localização e uma cisão será construida para descobrir o ninho dos insetos.


Abertura da cisão.

Cisão aberta até o ninho das abelhas, ressaltando que este trabalho não comprometeu a estrutura da árvore!
COMENTÁRIOS <<< AQUI >>> |