CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

PREVISÃO DO TEMPO

 

E Mail: obsis@unb.br
Fones: +55(61) 3349 - 4453 / +55(61) 3340 - 4055 / +55(61) 3307 - 2145

 

Defesa Civil Municipal visita fazendas atingidas por vendaval

Thatyhelly Pires Lopes
31/10/2012 - 09:00

No final da tarde de terça-feira, 30/10, uma forte rajada de vento causou destruição na região do Posto Canoeiro e Projeto de assentamento Nova Canaã, no Município de Talismã. Diversas propriedades foram atingidas. As arvores que restavam nas pastagens de algumas fazendas foram devastadas, casas, galpões foram danificados.

A Defesa Civil percorreu hoje, 31, a região atingida pelo vendaval e ouviu os relatos dos moradores que assustados contaram o que viram e viveram durante aproximadamente meia hora. As rajadas de vento podem ter sido superior a 90 km/h e choveu cerca de 40mm, de chuva localizada numa faixa de 1km de largura por uma extensão de quase 25 km. O pouco tempo que durou foi o suficiente para destelhar casas, derrubar árvores e barracões, além de destruir os estoques de fertilizantes que estavam armazenados para a utilização nas lavouras.

Em uma das propriedade, um galpão desabou em cima de máquinas utilizadas na plantação. Não houve registro de feridos em decorrência do fenômeno natural. A rajada de vento causou pânico entre os moradores.

“Veio um vento muito forte derrubando tudo. Até a mata que tem na beira do quintal teve uma parte devastada. Caíram muitas árvores. O susto foi grande. Saímos correndo de dentro de casa”, relatou a moradora que pediu para não identificar para não preocupar seus familiares, que não moram no Tocantins.

“Foi coisa rápida, questão de vinte a trinta minutos, mas o vento veio com muita intensidade. Faixas de mata foram derrubadas. Realmente o susto foi grande e os prejuízos ficaram”, detalhou outro morador.

Há cerca de um ano, ou seja no dia 29 de outubro de 2011, um vendaval devastou a cidade de Talismã, colocando a comunidade em pânico e foi exatamente no mesmo horário e com a mesma duração. “Estava no trator fazendo um serviço na lavoura e percebi a chuva e vinha para a casa e de repente o vento iniciou, parei a maquina e via galhos de arvores voando como se fossem apenas folhas, olhei para casa so via fogo na rede elétrica até que tudo passou, cheguei em casa não acreditava no que via. Graças a Deus só tivemos danos materiais”, comentou Edivaldo Rodrigues.

O trabalho de recuperação dos estragos iniciou bem cedo. Os moradores estão unindo forças para ver o que conseguem recuperar no menor espaço de tempo, mesmo com dificuldades na comunicação e no abastecimento elétrico. A Celtins trabalhou muito para restaurar a parte de sua responsabilidade, mas muitas propriedade depende da rede interna das residências que ainda estão danificadas. A Defesa Civil ainda acompanhou alguns moradores a realizar a remoção das arvores que caíram próximos das casas e de locais que dificulta o deslocamento das famílias.

Ressaltando que a BR 153 foi interditada, entre o KM 788  a 789, a Defesa Civil, Policia Militar e Policia Rodoviária Federal tiveram muito trabalho na desobstrução da pista de rolamento, uma vez que as árvores caíram nos dois sentidos, mas a equipe soube organizar o transito e rapidamente liberou um trecho da rodovia, fazendo um zig zag até que todas as arvores fossem retiradas.

Os agentes de Defesa Civil de Talismã, Cati Son (Brigadista Chefe de Esquadrão e Vereador) e João Carlos (Brigadista Chefe da Brigada e Coordenador Municipal de Defesa Civil), ficaram impressionados com o que viram!

HISTÓRIA - VENDAVAL EM TALISMÃ:

14/10/2011 A maior chuva já registrada em Talismã -TO.

29/10/2011 - Vendaval destrói casas em Talismã e deixa a cidade às escuras

29/02/2012 - Vento forte volta assustar a comunidade talismaense

20/09/2012 - Vendaval e granizo causam um rastro de destruição e pânico

30-10-2012 - Vendaval interdita BR 153 em Talismã

Em 12 de fevereiro de 2001, um dos maiores vendavais varreu o Municipio de Talismã - Matéria não disponivel até o momento - Arquivos do Grupo Raiz da Terra.

 

Fotos do vendaval de 30 de outubro de 2012.

Fotografia: João Carlos e Cabo Gustava (Policia Militar)

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>



CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional

TOCANTINENSES MEMBROS DA DEFESA CIVIL NACIONAL

CLIC AQUI>>>

VIDEO DE COMBATE EM JAÚ DO TOCANTINS EM 2010

ASSISTA AQUI A EVOLUÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS.

BOMBEIRO CIVIL É AQUI >>>

OBSERVAR QUEIMADAS DOS DOIS ÚLTIMOS DIAS

FILME CARRUAGEM DE FOGO

SAÚDE

VEJA VOCÊ MESMO SE ESTÁ COM SEU PESO IDEAL! CLIC AQUI>>>

ALBUM I

 

RELATÓRIO DO VENDAVAL

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.