JORNALISMO

 

Festival de Pequi movimenta Talismã

Estamos na época do pequi. Em Talismã, no sul do estado, o festival atrai gente de todas as partes do país, em busca de pratos preparados com esse saboroso fruto do cerrado. Muitos gaúchos, catarinenses, paulistas cariocas e outros ficam encantados com as delicias da nossa terra.

O Festival do Pequi nasceu em 18 de outubro 2001, idealizado por João Carlos Lopes e Marinalva Ferreira de Lima Costa. Com o passar do tempo o evento evoluiu de um simples almoço com a base de pequi, para mais de 80 produtos e subprodutos, divididos em pratos típicos, exóticos, bebidas diversas, quitandas e doces.

No dia 02 de setembro de 2009, o Festival do Pequi foi de fato reconhecido pela Lei Municipal 408/2009 de 02/09/2009. Com a aprovação da lei a festa recebeu maior atenção por parte do Município. Durante a realização do evento que acontece em três dias consecutivos de atividades classificadas em culturais, recreativas, desportivas e religiosas.
No primeiro dia do Evento é realizado um culto ecumênico, com adoração e louvor a Deus para atender o publico religioso, segundo dia é marcado com show baile, gincana, pratica de esportes, atendendo assim a galera do agito com mais uma forma de diversão, a qual é aguardada com ansiedade. No ultimo dia é servido um almoço com pratos típicos e exóticos. Também é realizado o concurso com o melhor prato e sendo premiado em dinheiro vivo.

A UNIRG – Gurupi -  Professores e Acadêmicos do Curso de Letras da UNIRG no ano de 2011, estiveram presentes e aproveitaram a oportunidade e realizaram o Projeto Amêndoas de Espinhos e segundo os participantes foi de suma importância para todos eles.

Este ano não será possível a realização de algumas ações, pois a região sofreu com alguns fatores e dentre eles o Incêndio Florestal e o ano de eleições municipais, fatores que comprometeram diretamente na realização do evento. Os frutos serão importados de outros municípios e desta forma diversos pratos e bebidas deixaram de ser fabricados. As eleições municipais seguram a divulgação, em virtude da Legislação Eleitoral compreender como Promoção do Gestor, e desvantagem do concorrente.

Domingo:

A partir das 08h00min na feira coberta, realização de diversas atividades culturais, recreativas e desportivas.

12h00min almoço comunitário e musicas ao vivo com a dupla mirim de Figueirópolis -TO. Fábio & Flávio

Ressaltando que a entrada é franca e o almoço é gratuito!!!

Realização:

Grupo Raiz da Terra e Prefeitura de Talismã.

 

O evento será realizado com audácia e coragem dos organizadores!

 


Reportagem: João Carlos Lopes ;
Imagens: João Carlos Lopes ;
Postado por Jornal Universo Agora às 14h30min. 17 de outubro de 2012

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>