CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 98473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

PNEUS DESCARTADOS SÃO USADOS NA RECUPERAÇÃO DE PONTOS CRÍTICOS EM ESTRADAS DE TALISMÃ

Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
17/04/2022 - 13:00

A Prefeitura de Talismã, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com a Associação Anjos da Selva, vem ao longo do tempo utilizando pneus descartados para solucionar os problemas dos atoleiros e áreas com erosão no município e região. Desta vez foi realizado o Projeto Ambiental Sustentável na Rota da Felicidade, Terminal da Fazenda São José da Boa Esperança.

O descarte de pneus no meio ambiente gera uma série de consequências ambientais, sociais, sanitárias e financeiras. Por ser um material de alta resistência química e física – o que pode ser um problema para a reciclagem –, o pneu é uma solução barata e sustentável para o problema de atoleiros e áreas com erosões existentes em diversos pontos das estradas vicinais do município e também nas propriedades rurais.

O trabalho com pneus, visa melhorar a trafegabilidade nas estradas vicinais que dão acesso a cidade de Talismã e outras rotas que passam pelo município, com o uso de uma malha de pneus. O ponto mais critico mapeado pela Defesa Civil, foi um trecho do Terminal da Fazenda São José da Boa Esperança ligando a Rota da Felicidade. Neste ponto maquinas foram enviadas para sanar o caso, mas sem sucesso no primeiro momento, mas o desafio foi lançado e o Projeto Ambiental Sustentável da Associação Anjos da Selva foi colocado em pratica.

O processo de recuperação inclui a aplicação de grelha com pneus usados descartados e revestimento primário. Na primeira etapa de execução do projeto, está sendo recuperado um trecho encharcado  considerado o mais críticos do município. A ação se divide em 07 fases e são elas:
1ª - Coleta dos pneus,
2ª - Construção da malha,
3ª - Construção base com subsolo,
4ª - Revestimento primário (Cascalhamento),
5ª - Elevação do centro da pista,
6 - Implantação de rampa distribuídas no trecho (50m ou 100m)
7ª  Drenos laterais.

Esse é um trabalho pioneiro no município. Além de sustentável, o projeto reduz os custos com materiais que seriam usados, já que os pneus utilizados para a recuperação das estradas vicinais são recolhidos nas borracharias de Talismã mensalmente pela prefeitura e selecionados para que possam ser utilizados em diversas ações estruturantes, com destaque para construção de bueiros, barreiras de contenção de erosão e agora na recuperação de trechos encharcados e bolsões de água no leito carroçável da via.  

A equipe de trabalho é composta pelo Secretario de Meio Ambiente e Defesa Civil, que é também, o operador da retroescavadeira, dois brigadistas (ajudantes). Mas pode ocorrer a participação da patrulha mecanizada do município e produtores rurais.

A solução, criada pela Associação Anjos da Selva e colocada em pratica pela Defesa Civil de Talismã, foi desenvolvida pela primeira vez em parceria com a Fazenda Diamante II em 04/02/2011, onde foram implantadas barreiras de contenção. O pneu descartado pode ter múltiplas aplicações e que sua reutilização ameniza os impactos gerados pelo seu descarte em aterros, incineradoras e na natureza.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.