CALENDÁRIO LEIS
 

PREFEITURA DE FIGUEIRÓPOLIS RESOLVE QUESTÃO DO LIXO

Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes
17/07/2013 - 22:52

A Prefeitura de Figueirópolis vem dando exemplo de como resolver, o caso do  lixo gerado no Município. No dia 28 de maio deste ano o município realizou a I Conferência Municipal da Cidade, a qual teve por objetivo discutir com a sociedade demandas de saneamento, moradia, mobilidade urbana e gestão pública.

Nesta conferencia, a Defesa Civil de Talismã foi solicitada para ministrar a palestra voltada a reutilização dos Resíduos Pneumáticos, Resíduos poli tereftalato de etileno – Pet, Resíduos Orgânicos, Resíduos Lenhosos – Poda, corte e sobra da arborização – Fabricação do Carvão Vegetal, Resíduos Ferrosos e não Ferrosos, a partir daí a Prefeitura levou o assunto a serio, revolucionou o aterro sanitário e está transformando em um CENTRO DE TRIAGEM DOS RESIDUOS SÓLIDOS gerados em Figueirópolis.

Na ultima terça-feira (16), mais uma vez a Defesa Civil de Talismã, atendeu mais um chamado da cidade e a reunião se tratava da possível formalização de uma associação de catadores. A arquiteta Daniella Carvalho de Mendonça (membro do Conselho Estadual das Cidades) é um exemplo de quem tem interesse a resolver o caso dos famosos lixões e ao lado do Secretario Municipal de Meio Ambiente, senhor Afonso mostrou que com criatividade, vontade política e força de vontade é possível resolver o caso dos lixões.

João Carlos apresentou aos presentes o empresário Eduardo Margoni (empresa de reciclagem) que estava acompanhado de sua companheira. Após o termino da reunião, todos foram para o aterro sanitário, o qual foi elemento de diversas reclamações dos moradores e matérias jornalísticas. Os visitantes surpreenderam quando chegaram ao local puderam presenciar uma transformação inacreditável. Os materiais recicláveis estavam todos embalados esperando para serem transportados para a usina de reciclagem, uma nova cerca de eucaliptos tratados, o terreno limpo e preparado para receber novas instalações, como o balcão de seleção dos materiais recicláveis, a construção de dois fornos para fabricação de carvão vegetal, onde será reaproveitado o material lenhoso vindos da arborização urbana, a esteira de madeira para condicionar ossos dos animais abatidos nos açougues e casas de carne da cidade.

A Defesa Civil de Talismã, por meio do Grupo Raiz da Terra estará apoiando e mostrando a evolução do Aterro Sanitário da cidade de Figueirópolis. João Carlos pretende colocar três cidades como exemplos no Tocantins, a cidade de Talismã continuará como Líder no combate a incêndio  florestal, a cidade de Araguaçu na luta contra a erosão urbana, Figueirópolis no tratamento dos resíduos gerados na cidade. 

Materia antarior:

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Participaram da 1ª Conferência do Meio Ambiente da Cidade de Fugueirópolis

No intervalo do almoço de João Carlos e Daniella Carvalho, o trabalho tem prioridade!!!

_________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

__________________________________________________