CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

 

 

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Participaram da 1ª Conferência do Meio Ambiente da Cidade de Fugueirópolis

Thatyhelly Pires Lopes
29/05/2013 - 15:00

O objetivo foi discutir com a sociedade demandas de saneamento, moradia, mobilidade urbana e gestão pública.

O Governo da Cidade de Figueirópolis realizou na ultima terça-feira, 28, a partir das 08h, no Centro Comunitário, a 1ª Conferência da Cidade. O evento é proposto pelo Ministério das Cidades e tem por finalidade promover a discussão das principais demandas do município e traçar diretrizes para solucioná-las. As possíveis soluções serão levados à Conferência Nacional das Cidades, realizada pelo Governo Federal a cada dois anos. Organizada pela Assessoria Especial de Assuntos do Município, a comissão de preparação é formada por mais de 20 entidades representativas.

Foram convidados para ministrar a palestra, o Assessor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Gurupí, Gustavo Romeiro Botelho, o qual abordou o tema: Resíduos Sólidos, Sub Comandante da 4ª Companhia de Corpo de Bombeiros Militar de Gurupi (TO), Capitão Carlos Alberto Rodrigues Costa, falou sobre “Queimadas” e o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, esboçou  a reutilização dos Resíduos Pneumáticos, na contenção de erosão,  Resíduos poli tereftalato de etileno – Pet, na fabricação de vassouras ecológicas – Projeto Resíduos Pet, Resíduos Orgânicos -   Serragem na fabricação de substratos para arborização - Projeto Cortina Viva, Resíduos Lenhosos – Poda, corte e sobra da arborização – Fabricação do Carvão Vegetal Projeto Reciclando e Aprendendo, Resíduos Ferrosos e não Ferrosos -  Ferro Velho do Maurinho Sucata de Metais Ferrosos e não Ferrosos Compra e Venda, Reciclagem e Remoção, Captura e Remoção: Projeto Apiário Solidário, Produção de mel silvestre, Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira - educação ambiental, captura de animais silvestre e o Festival do Pequi.   Também participaram: Sindicato, Projetos de assentamentos, Escolas, Igrejas, entre outros. “Em Figueirópolis, este evento nunca havia sido realizado. A prefeitura foi o agente principal desta ação porque teve o dever de promover as discussões e tomar providências a partir das propostas e sugestões apresentadas”, declarou o Prefeito, Fernandes Martins Rodrigues (PMDB).

A urbanista e arquiteta Daniella Carvalho de Mendonça (membro do Conselho Estadual das Cidades) comentou sobre o Plano Diretor de Figueirópolis. Saneamento básico, mobilidade urbana e planejamento, moradia e gestão pública foram outros temas discutidos no evento por grupos de trabalho. Após a apresentação dos temas, a plenária elegeu os delegados para formar o Conselho das Cidades, que representará a cidade nas conferências estadual e nacional. O evento foi aberto a todos os cidadãos.

Valendo ressaltar que A Defesa Civil de Talismã, levou para o Evento a Mine-usina de reciclagem PET e foram escolhidas dentre as instituições presentes para manusear a maquina, o Prefeito, Secretária de Saúde, Secretário de Meio Ambiente, Assistente Social, Enfermeira Padrão, Representante do sindicato, capitão do Corpo de Bombeiros e outros.

A Conferencia foi de fato, uma grande oficia popular, onde todos puderam participar. João Carlos Lopes ainda atendeu o Secretario de Meio Ambiente e foi conhecer uma área de erosão da cidade e que poderá ser trabalhada pela Associação Anjos da Selva, que se tornou numa especialista na área.

 

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.