CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA ANJOS DA SELVA

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 98473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

defesaciviltalisma@gmail.com

Horário de Funcionamento:

24 horas

Radio Talismã FM 87,9

Funcionamento das:

07:00 as 19:00 horas

BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE SUSPENDEM TEMPORARIAMENTE O TREINAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO

Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
16/07/2021 - 14:00

Brigadistas de Talismã, Peixe e Alvorada, retornam para suas bases de origens após a suspensão temporária do treinamento de combate a incêndio,  que estava sendo realizado na Fazenda Monte Aprazível no município de Peixe. A paralisação foi necessária por motivo mecânico e operacional, isto porque,  um dos tratores  utilizados para passar o link e fazer os aceiros apresentou problemas e  ficou inoperante,  como o trabalho depende das estruturas construídas nas bordas das propriedades vizinhas, áreas de reserva legal e APP, os organizadores decidiram por abortar a missão, para evitar a possibilidade do fogo fugir do controle, como aconteceu no Parque Nacional das Emas, no dia 9 de julho, quando a equipe perdeu o controle na construção de aceiros e os fatores foram os mesmos. O evento estava previsto para acontecer no período de 14 a 24 de julho do corrente ano.

O trabalho teve inicio as 14:00 horas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Peixe, onde aconteceu a assinatrura do PROJETO MANEJO INTEGRADO DO FOGO – MIF. Depois a equipe fez o deslocamento para a  Fazenda Monte Aprazível.

O cronograma do projeto tem diversas ações, onde os brigadistas aprenderá na prática, ORDEM UNIDA, com destaque para o hino nacional, formação de colunas, cobrir, em forma, sentido, continência, macha, marcar passo, descansar, fora de forma, MEIOS DE COMANDO. Oração do combatente  florestal, praticas de combate manual e mecanizado, utilizando a técnica ViCaRoZe (vigilância, comunicação, rota de fuga e zona de segurança), preceito utilizado pelo Serviço Florestal Norte Americano (USFS). Também  Checklists e manutenção dos equipamentos.  Sem contar que, ali, todos têm a possibilidade de perceber o comportamento do fogo, do vento e da vegetação.

Os dois mosaicos de área queimada e não queimada dentro da propriedade não chegou a ser construídos para a criação dos dois bolsões que serviria de refúgio de fauna, por causa da suspensão das ações.

Valendo ressaltar que foram realizadas algumas ações básicas do treinamento, e a queima de 44,9 hectares de área de pastagem, antes da reunião de briefing que definiu a abordagem da missão, em virtude dos motivos aqui citados.

Mais informações (63) 98473 1148.

Veja também:

PREFEITURA DE ALVORADA: BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE REALIZARÁ UM TREINAMENTO HISTÓRICO DE COMBATE A INCÊNDIO

PREFEITURA DE PEIXE: COM APOIO DE FAZENDA, BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE REALIZARÁ UM TREINAMENTO HISTÓRICO DE COMBATE A INCÊNDIO

PREFEITURA DE TALISMÃ: COM APOIO DE FAZENDA, BRIGADISTAS DE TALISMÃ, ALVORADA E PEIXE REALIZARÁ UM TREINAMENTO HISTÓRICO DE COMBATE A INCÊNDIO

GUARDIÕES DA AMAZÔNIA

MONITORAMENTO RURAL

QUEIMADAS 24 HORAS

BAIXE <<<AQUI>>> A OCORRENCIA

SEGUEM ABAIXO DICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE!

ASSINATURA DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO - MANEJO INTEGRADO DO FOGO - MIF - CIDADE DE PEIXE - TO.

BASE DA MISSÃO - FAZENDA MONTE APRAZÍVEL - PEIXE - TO.

REUNIÃO DE BRIEFING DEFINIÇÂO DO PROCESSO DE QUEIMA

EQUIPE SEGUE PARA RECONHECIMENTO DE ÁREA

AREA ESCOLHIDA PARA FAZER A QUEIMA SIMBÓLICA E VER O COMPORTAMENTO DO FOGO. OS SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL FAZ A ABERTURA EM UM ESPAÇO 10 X 15 METROS.

BRIGADISTAS SEGUEM PARA A ÁREA DE QUEIMA

REBAIXAMENTO DA PASTAGEM PARA SUAVISAR A QUEIMA

INICIO DA QUEIMA COM A TÉCNICA DE QUEIMA PARALELA

A queima paralela, permite a construção de aceiro negro, bem eficaz, mas isto só podem ser feito, com pessoas, maquinas equipamentos,  tanque pipa preparados e a disposição no ponto de origem da queima e  segue de maneira ordenada até o destino final.

A regra é, são dois queimadores que iniciam no mesmo lugar e se abre, seguindo de forma paralela, espera as chamas a desenvolverem, a primeira linha vai sendo apagada pela equipe de combate, na seqüência uma equipe de rescaldo  vem fazendo a revisão.

Já a segunda linha, é o fogo que desenvolve a queima desejada, ressaltando que as linhas do fogo não podem ser superior a 15 metros, pois o encontro do fogo dentro da área de aceiro pode fugir do controle e causar problemas de diversas formas, outra coisa fundamental caso haja possibilidade é o rebaixamento da vegetação, quando se tratar de capim agropole, mas dependendo da densidade da vegetação, este não é um método seguro.

A Brigada Anjos da Selva com vasta experiência neste trabalho, só utiliza em casos especiais, pois uma equipe de prevenção e combate trabalha com 04 fatores que não tem controle sobre eles ... Temperatura, umidade relativa do ar, Direção do Vento e velocidade do vento, que em todo processo de queima deve ser considerado. O horário contribui e muito neste sistema.

TÉCNICA DA QUEIMA EM "ZIG ZAG"

A Queima em "Zig e Zag", permite a rápida propagação das chamas, que pode colaborar e muito em um caso de contra fogo, pratica esta evitada ao máximo pela Brigada Anjos da Selva, pois o contra-fogo pode se tornar em um incêndio secundário e aumentar o grau da situação. Porém é utilizado na menor distancia entre a linha do fogo e uma estrutura natural ou construída que servirá também de rota de fuga em casos extremos.

QUEIMA NOTURNA

A Queima Noturna é uma forma mais segura, mas depende do conhecimento da equipe sobre a área, porque na falta de informações geográficas, o risco de acidentes é maior.

A Brigada Anjos da Selva, tem por hábitos fazer a linha divisória e um inventario do terreno, onde é possível saber as peculiaridades locais, o que facilita o controle e possível combate.

Valendo ressaltar que não ha queima 100% segura, como já citado aqui, outra coisa que pode agravar a situação é a falha humana e que muitas vezes esta ligada a falta de disciplina e atenção do brigadista.

Este é o motivo pelo qual a Defesa Civil Estadual e o Comitê do Fogo do estado do Tocantins, exigem a capacitação e recapacitação dos combatente e nem todas as pessoas são aptas a exercer a função tendo em consideração a preparação física e psicológica, é por isso que é empregado os preceitos militares, com base na disciplina,  hierarquia e respeito, que não assim procede não é um combatente florestal.

RESULTADO DO FOGO NA ÁREA DELIMITADA COM 44.9 HECTÁRES

TRAVESSIA DO FOGO SOBRE O ACEIRO GRADEADO E UM RESCALDO EFICIENTE

Neste caso, o fogo passou naturalmente sobre o aceiro que havia fragmentos de pastagem dentro da deformação do solo e entra na área ao lado, o que é combatido imediatamente pela equipe de rescaldo que segue atrás da equipe de queima, a ineficiência desta intervenção, pode ocorrer Incêndio Florestal de proporção gigantesca e causar prejuízos incalculáveis.

Resíduos de madeira mortas, tronco de árvores, palmeiras em chamas, pode comprometer toda a uma ação planejada, se o rescaldo não for de forma integral no período de no mínimo 24 horas.

Qualquer material que fumega dentro de um perímetro mínimo de 10 metros pode ser considerado de alto risco, pois o vento pode transportar as fagulhas que desprende e causa um incêndio florestal, portanto o Rescaldo de forma agressiva garante o sucesso da queima.

Atenção: fezes de animais devem ser tratadas como ameaças.

MONITORAMENTO - CONTATO VISUAL E REMOTO

A Brigada Anjos da Selva, leva a sério o monitoramento pelo contato visual e remoto, nos Registros de Ocorrência de Incêndios (ROI), a riqueza de detalhes é a sua marca registrada.

ALIMENTAÇÃO DOS BRIGADISTAS E DA EQUIPE DE APOIO

Os Brigadistas e Equipe de Apoio, durante a escalação para uma missão de queima e combate, devem estar preparados fisicamente, pois neste trabalho não ha uma definição de horário para alimentação, pois se trata de uma ação que depende dos fatores climáticos e da evolução das chamas.

Estes profissionais devem evitar: bebidas alcoólicas, cafeína,  alimentos gordurosos e salgados, pois eles podem agir no organismo de forma adversa, causando: enjôos, azia, má digestão,  tontura e outros efeitos colaterais e que pode até levar a morte e resgate é geralmente de dificil acesso.

MUNICIPIOS INTEGRADOS COM O MESMO OBJETIVO

CARACTERÍSTICAS DA VEGETAÇÃO E DAS ÁREAS A SER TRABALHADAS NA FAZENDA MONTE APRAZÍVEL

VEÍCULO DE APOIO DA BRIGADA ANJOS DA SELVA

A Radio Talismã FM 87,9 de Talismã é o Comando Geral da Brigada Anjos da Selva, a comunidade é informada em tempo real da situação e o Programa 199, de segunda a sexta-feira, das 07:00 as 8:00  é diferencial do trabalho.

Baixe o aplicativo clicando na imagem abaixo:

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.