CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 98473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

DEFESA CIVIL DE TALISMÃ, DECLAROU GUERRA CONTRA AS QUEIMADAS

Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8.
05/10/2020 - 17:00

A Defesa Civil de Talismã, declarou guerra contra as queimadas e solicitou a Defesa Civil Estadual para que uma edição da Operação Integrada de Fiscalização Contra os Incêndios Florestais, fosse realizada no município e a Prefeitura trabalhou para receber os participantes do evento e o primeiro a chegar foi o Comboio do Exército, que chegou na tarde da última quinta-feira (01), e ficou acampado na Escola Municipal Talismã, os demais convidados chegaram no inicio da manhã de sexta-feira (02), e se reuniram na Quadra Coberta de Talismã, para a reunião de briefing, onde a equipe foi dividida em duas e cada uma seguiu uma rota estabelecida e são elas: Rota da Suzete e Rota do Morro Alegre, estas vias foram palco dos maiores incêndios florestais de 2020.

Os líderes do Comitê Estadual do Fogo, chegaram em Talismã, em um helicóptero do Exército que pousou no Campo de Society Roberto Guedes Pereira. A Rádio Talismã FM 87,9, realizou uma entrevista com o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual e Presidente do Comitê, tenente-coronel Erisvaldo Alves, comandante do 22º Batalhão de Infantaria (em Palmas), coronel Carlos Brusch e o procurador de Justiça e coordenador do CAOMA, Dr José Maria. Na ocasião conheceram as instalações da Defesa Civil Municipal e as maquinas e equipamentos da Brigada Anjos da Selva, com o destaque para o Trator adaptado para combate a incêndios florestais denominado de Hercules.

A TV Anhanguera, grande parceira da Defesa Civil Municipal iniciou os trabalhos bem cedo, com entrevista das autoridades, fez o trajeto da Rota Morro Alegre acompanhando as viaturas policiais e do Exército que visitaram as fazendas atingidas por grandes incêndios dos últimos dias, os produtores foram ouvidos pelos agentes e orientados sobre os procedimentos legais que devem ser adotados e ainda entrevistados pelo repórter Jairo Santos.

A  Defesa Civil Estadual, que articulou e executou a Operação Integrada de Fiscalização, por meio do Comitê do Fogo, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Ministério Público Estadual, Naturatins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Defesa Civil Municipal e a Brigada Anjos da Selva de Talismã e Alvorada.

O trabalho durou todo o final de semana, tempo em que as equipes percorreram  quatro rotas estabelecidas pelos órgãos, tendo como ponto de partida Talismã, seguindo para Alvorada e as demais. Na lista do INPE, aparecem ainda Formoso do Araguaia, Paranã, Jaú do Tocantins, São Salvador e Palmeirópolis. Esses nove municípios somam 619 focos. No estado todo são 5.839.

Ao avaliar os resultados das três operações já realizadas, o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, afirmou que os números são positivos e lamentou o fato de ter que ocorrer esse tipo de força-tarefa para que muitos cidadãos parem com as infrações contra o meio ambiente.

“Infelizmente nem todos têm uma consciência coletiva do mal que o fogo causa ao meio ambiente. Algumas propriedades precisam de fiscalização ostensiva para inibir que seus responsáveis iniciem alguma queimada ou algum tipo de ação destrutiva com o uso do fogo”, disse Alves.

Todas as equipes seguiram por terra com as viaturas, sendo apoiadas pelo ar com o helicóptero. De posse dos mapas disponibilizados pela Brigada Anjos da Selva, Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual, cada uma foi também às propriedades onde houve registros de queimadas nos últimos dias.

Outras operações nos mesmos moldes devem ocorrer nos próximos dias, em outras regiões do estado, visto que todo tipo de queimada está proibido por força de Portaria do Naturatins, e assim segue até ao dia 13 de novembro.

Participaram da operação de fiscalização integrada, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, por meio de homens do 22º Batalhão de Infantaria Motorizado (22º BI Mtz), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Ministério Público Estadual (MPTO) e Policia Militar de Talismã. Também estava prevista a participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), mas não foi possível por motivo de força maior.

O trabalho em Talismã, também faz parte da Operação Verde Brasil 2, que tem como objetivo atuar no combate a crimes ambientais e contra focos de incêndio na Amazonia Legal, na qual Talismã é parte integrante.

A Operação Verde Brasil 2 envolve diversos órgãos federais. Foi planejada com base no Decreto No 10.341, de 6 de maio de 2020, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, que autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com o objetivo de prevenir e reprimir delitos ambientais, bem como combater focos de incêndio. O combate às ilegalidades na região foi uma das propostas do Conselho Nacional da Amazônia, coordenado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, lançada em 11 de maio de 2020.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.