CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 98473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

DEFESA CIVIL DE TALISMÃ REALIZA DIA "D" DE COMBATE ÀS QUEIMADAS

Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
23/06/2020 - 15:00

A Defesa Civil Municipal de Talismã, em parceria com a Associação Anjos da Selva e com a Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA  promoveu no ultimo dia 16 de junho, o Dia "D" de Combate e Prevenção às Queimadas. O intuito é intensificar ações educativas sobre o tema, além de realizar visitas,  blitz, ronda preventiva, capacitações, palestras, programas, campanhas radiofônicas e outras ações.

A Capacitação teve inicio na Sede da Fazenda as 7h30, onde foi realizada a aferição da pressão arterial dos alunos, pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde que foi enviada para esse fim. Na seqüência foram ensinados a técnica do distanciamento social durante a capacitação. Os Brigadistas receberam orientação sobre o triângulo do fogo, forma de propagação, método de extinção, tipo de incêndio, EPI, Uso e manutenção de equipamento de combate. Também aprenderam na pratica o combate manual, mecanizado e incluindo reboque nos casos extremos.

O Dia "D" pela manhã contou com palestra ministrada pelo Coordenador João Carlos Lopes, no local foi abordado o tema: Uso adequado do fogo na agricultura, onde o público aprendeu a usar os equipamentos de maneira correta e em movimento. Ainda neste período do dia, a equipe executou a queima controlada as margens da TO 296, do KM 09 ao KM 11. Após a construção do aceiro negro as margens da rodovia os participantes foram para o almoço.

Durante o intervalo, o vento acelerou o processo de queima e as chamas adentrou em uma área ociosa da propriedade, a qual foi delimitada pela Organização da Capacitação que colocou máquinas, veículos e equipamentos em pontos estratégicos para conter o fogo, e a equipe de posse dos recursos  disponibilizados demonstrou seu valor, coragem e determinação.

01 Vãn, 01 Pik Up strada, 01 Caminhão Pipa / Bombeiro 20.000 Litros, 01Trator John Deere com grade, 01 Pa Carregadeira Case, 01 trator Massey Ferguson 275, com tanque pipa 5.000 litros, 05 abafadores, 07 bombas costais, 01 Soprador Costal Stihl Br 600, 01 enxada, 02 facão, 05 garrafas térmicas 05 litros, 01 Pinga fogo. Ninguém se feriu, e não houve danos materiais dos equipamentos.

A Fazenda Tamboril Agronegócios LTDA e a Defesa Civil deram o suporte necessário para a capacitação dos brigadistas, que são funcionários da propriedade e atuam em diversos setores da empresa:

Adenir Rodrigues da Conceição - Mecânico Agrícola JR;
Antonio Valdemi de Moura - Motorista JR;
Artur Rodrigues Rocha - Coordenador Administrativo;
Gilmar Alves dos Santos - Coordenador Agrícola;
Jarles Rodrigues Mendonça - Segurança do Trabalho;
Joelson Inácio de Paula - Assistente Administrativo;
José Marciano Oliveira Dias - Motorista PL;
Lucimar de Oliveira Martins - Operador Maquina Agrícola JR;
Luiz Carlos Ferreira Lima - Coordenador de Armazém;
Marceleno Oliveira Dias -  Operador Maquina Agrícola PL;
Marcelo Guedes Oliveira Dias - Operador Maquina Agrícola PL;
Tarcisio Venâncio Castro Costa - Técnico Agrícola; 
Valdemir Soares Lopes - Motorista - Comboio;
Valtercides Bernardeli Custódio  - Gerente de Unidade;
Willy Rodrigues de Oliveira - Operador Maquina Agrícola PL.

Valendo ressaltar que: a Brigada Tamboril é a equipe Mecanizada mais desenvolvida do município, passa por capacitação igualmente a Brigada Anjos da Selva e juntas atuam assim que necessário. Porém no Município tem outras duas importantes brigadas que são a Brigada Guarani e a Brigada Tietê. As 04 são parceiras da Defesa Civil e fazem a diferença em Talismã.

EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE REALIZA TRIAGEM DOS BRIGADISTAS.

COORDENADOR MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL - JOÂO CARLOS LOPES, MINISTRA PALESTRA SOBRE O USO ADEQUADO DO FOGO NA AGRICULTURA E O USO DOS EQUIPAMENTOS DE COMBATE MANUAL.

EQUIPE VAI A CAMPO PARA AULAS PRÁTICAS - COMBATE MANUAL E MECÃNIZADO

EQUIPE SE PREPARA PARA A REUNIÃO DE BRIEFING

AULA DE REBOQUE - SITUAÇÃO EXTREMA - SOLO SATURADO

SITUAÇÃO DE RISCO - FUMAÇA BAIXA COM VISIBILIDADE ZERO E DESOXIGENAÇÃO SEVERA (O QUE PODE OCASIONAR DESMAIO E ATÉ A MORTE DO COMBATENTE)

TÉCNICA EMPREGADA: COMBATE LATERAL PELO LADO DE DENTRO DA ÁREA QUEIMADA

RESCALDO: PARTE FUNDAMENTAL DE UM COMBATE OU DE UMA QUEIMA CONTROLADA

VIGILÂNCIA OU REVISÃO DA ÁREA ATÉ A EXTINÇÃO DO FOGO

A EQUIPE DE RESCALDO, FAZ A REUNIÃO DE BRIEFING E FICA DECIDIDO O FIM DAS AÇÕES INERENTE A CAPACITAÇÃO DE 2020

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.