CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 98473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

PREFEITURA DE TALISMÃ REALIZA ATIVIDADES PARA CELEBRAR DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
22/03/2020 - 18:30

A Prefeitura Municipal de Talismã, por meio da Defesa Civil Municipal, da Escola Municipal Talismã, em Parceria com a Rádio Talismã FM 87.9, realiza mais uma ação do Dia Mundial da Água, que é comemorado no dia 22 de março. O evento aconteceu na tarde do último sábado (21), onde os agentes de Defesa Civil Mirim, foram até a Fazenda Serra Dourada, em um local denominado de Pedreira do Pedro ”É”. A proprietária Maria de Fátima autorizou a entrada e ainda acompanhou os trabalhos.

Era para ser uma semana dedicada à preservação do nosso maior patrimônio, que é a água. Por isso, estamos trabalhando de forma restrita na conscientização ambiental da população, em especial nossas crianças e jovens. Estamos limitados em publico alvo e participantes, por causa do vírus do momento, o Covide-19, também conhecido como Corona Vírus”, disse o Coordenador de Defesa Civil João Carlos Lopes.

A programação contava com atividades educativas nas escolas, plantio de mudas de árvores nativas no parque ecológico, blitz educativa sobre a preservação da água, com entrega de panfletos e colagem de adesivos e distribuição de mudas para ser utilizadas na arborização da cidade.

Os Agentes conheceram o cenário, o lago, a vegetação do entorno, os impactos causados pelas implosões das rochas, os parâmetros utilizados para medir a qualidade da água que são de ordem física, química e microbiológica. São eles: oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DQO), coliformes fecais, temperatura da água, ph da água, nitrogênio total, fósforo total, sólidos totais e turbidez (redução da transparência).

Valendo ressaltar que a água desta lagoa é impropria, para o consumo humano e banho, por possuir resíduos de mineração.

A culminância do projeto deveria acontecer no Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira, com entrega de mudas de árvores, panfletos educativos, e exposição de banners educativos, porém por motivos de força maior apenas na segunda-feira (23), será colocado uma régua na Lagoa Talismã, para controle de vazão e de nível, filalizando assim o Projeto do Dia Mundial da Água.

Ressaltando que os Agentes de Defesa Civil MIrim, são alunos da Escola Municipal Talismã e que neste ato representa tambem a Unidade Escolar, uma véz que os demais alunos não puderam participarem pelo motivo das aulas estarem suspensas e seguem as orientações do Ministerio da Saúde, Decreto Federal, Estadual e Municipal.

Plano de Contigência do Estado do Tocantins, no tocante a Pandemia

Esta ação é parte integrante do processo do ICMS-ECOLÓGICO 2020, do Municipio de Talismã.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.