| |
BRIGADA
MUNICIPAL DE
PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS
FLORESTAIS
Rua
03 Qd. 04 Lt. 10 -
Centro - Talismã - TO.
CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120
Celular:
(63) 98473 - 1148
E- mail:
gruporaizdaterra@hotmail.com
joaocarlos@talisma-to.com.br
defesacivil@talisma-to.com.br
Horário
de
Funcionamento:
24
horas
|
|

TALISMÃ PARTICIPA DE OFICINAS DO PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À ESTIAGEM NA AMAZÔNIA LEGAL E PANTANAL
Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
04/08/2025 - 11:00
A Defesa Civil Nacional promoveu em Palmas, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, oficinas do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem na Amazônia Legal e Pantanal (PNEAP). O evento reuniu representantes da Defesa Civil Estadual, órgãos públicos e prefeituras tocantinenses, com o objetivo de alinhar ações conjuntas no enfrentamento à seca. As oficinas foram coordenadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e buscaram fortalecer a integração entre os entes federativos na proteção da população afetada pela estiagem.
Talismã participa de oficinas do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem na Amazônia Legal e Pantanal -(PNEAP), o evento teve início na última quinta-feira (31), em Palmas, promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O trabalho seguiu até o dia 1º de agosto e reúniu representantes da Defesa Civil Estadual, órgãos estaduais como Naturatins, ATS, Setas, Secretaria da Saúde, além de diversas prefeituras tocantinenses.
A ação ocorreu nas instalações do DSEI – Tocantins, unidade do Ministério da Saúde, e teve como objetivo principal integrar ações federais, estaduais e municipais no enfrentamento à estiagem, com foco na prevenção, resposta e assistência humanitária às populações afetadas.
Durante a abertura, a coordenadora de Articulação e Operações de Desastres da Defesa Civil Nacional, Pamela Fonseca, destacou a importância estratégica das oficinas:
“Essas oficinas têm um condão de trazer a divulgação dessa primeira proposta de um plano que está em elaboração. Esse evento é bastante importante para o Estado, para a União e para os municípios, para que a gente consiga fortalecer as nossas relações, nossos potenciais institucionais no enfrentamento à estiagem”, afirmou.
Na metodologia das oficinas teve a divisão dos participantes em cinco grupos de trabalho, organizados por Eixos de Atuação Coordenada (EAC): Monitoramento, Assistência Humanitária, Proteção, Saúde e Logística. Cada grupo discute ações já realizadas no Estado, suas limitações e sugestões de melhoria, com base em perguntas norteadoras. Ao final, foram apresentadas propostas concretas para incorporação ao plano nacional.
O evento teve papel fundamental na construção participativa do PNEAP, que busca garantir os direitos à vida e à dignidade das populações vulneráveis às secas na região. “Estamos aqui para verificar se as ações municipais, estaduais e federais estão alinhadas, visando que toda a população tocantinense esteja amparada diante desse plano nacional”, completou Pâmela Fonseca.
*** - João Carlos Lopes e Sueli Mota de Oliveira Lopes, reencontraram um amigo de longa data, o Coronel Daniel da Defesa Civil Nacional.
*** João Carlos Lopes e Sueli Mota de Oliveira Lopes, agradecem o 1º TEN QOBM/A PEDRO ROCHA DE MEDEIROS pelo apoio prestado ao casal! Medeiros é considerado por João Carlos um pai, quando o assunto é Defesa Civil.






















|
|