| |
BRIGADA
MUNICIPAL DE
PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS
FLORESTAIS
Rua
03 Qd. 04 Lt. 10 -
Centro - Talismã - TO.
CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120
Celular:
(63) 98473 - 1148
E- mail:
gruporaizdaterra@hotmail.com
joaocarlos@talisma-to.com.br
defesacivil@talisma-to.com.br
Horário
de
Funcionamento:
24
horas
|
|

PREFEITURA ESTÁ REALIZANDO MAPEAMENTO DE CEMITÉRIOS NA ZONA RURAL PARA AUXILIAR AS BUSCAS E INFORMAÇÕES DE ENTES FALECIDOS E SEPULTADOS EM TALISMÃ
Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
18/01/2025 - 13:00
Com o objetivo de valorizar a Família e a auxiliar as buscas e informações de entes falecidos e sepultados em Talismã, a Prefeitura e a Radio Talismã FM 87,9, estão fazendo o mapeamento dos Cemitérios na Zona Rural.
Na Primeira fase são identificados e mapeados estes espaços. Também é levantado o número de sepulturas existentes no momento da visita in loco.
A segunda parte é identificado um representante familiar que irá representar os demais membros junto a Equipe do Museu do Patrimônio Histórico de Talismã.
Terceira Fase, será a construção do Nicho de uso coletivo, vinculado ao Museu do Patrimônio Histórico de Talismã.
Quarta Fase, onde ficará definidos os cemitérios que permanecerão ativos e os que serão desativados com a remoção de todos os restos mortais.
Quinta Fase é conclusiva, onde são realizadas, as exumações, translados e inumações, onde a família pode optar pela inumação coletiva no Nicho, fazer o sepultamento dos restos mortais de forma particular e até sepultamentos fora do município.
Os cemitérios que ficarão ativos, serão reconhecidos por lei municipal e os que forem desativados as propriedades receberão uma certidão que atestará o ato, e citará o destino de cada resto mortal exumado, transladado e inumado.
UM PROJETO EXCLUSIVO DO MUNICÍPIO DE TALISMÃ que valoriza o seu povo, sua historia, tradição e costume. Tendo como ponto de partida uma das tribos indígenas mais poderosas e destemidas por outras etnias no Cerrado do continente americano, os Avá-Canoeiros (ãwa) que resistiram o contato com os colonizadores das regiões dos rios Tocantins e Araguaia, onde o município de Talismã está localizado. Mas pagaram com as próprias vidas para manterem suas tradições ancestrais e hoje os remanescentes que vivem na Ilha do Bananal são parceiros no Projeto Resgatando Nossas Raízes. Na seqüência as famílias dos colonizadores pioneiros, independentemente se eram grileiros, garimpeiros, escravos, posseiros e operários.
Para finalizar, está sendo levantada a existência de objetos, maquinas, veículos e assessórios que fizeram e marcaram a historia das famílias Talismaenses. Os bens levantados que estiverem danificados serão restaurados e expostos ao publico, para que sejam conhecidos e apreciados pelos amantes da historia e da cultura.



















































|
|