JORNALISMO

 

FOI REALIZADO NO MUNICÍPIO DE TALISMÃ UM DIA DE CAMPO SOBRE PLANTAÇÃO DE BARU

ASCOM/GRUPO RAIZ DA TERRA
27/01/2018 - 11:00

Produtores, técnicos e extensionistas rurais interessados em trabalhar com o Baru e outros frutos do cerrado tiveram a oportunidade de participar na ultima sexta-feira (26) da 1ª Edição Dia de Campo, sobre o cultivo e a comercialização do baru,  a cada dia essa arvore conquista mais consumidores de seus frutos e torna-se uma alternativa de renda para produtores, convencionais e orgânicos.

O evento foi realizado no assentamento PA - Talismã, das 8h00 às 17h00. A inscrição foi gratuita e foram realizadas no local. Na programação foram executadas  palestras sobre o custo de produção, mercado, cultivos consorciados e processamento do fruto. Houve ainda espaço para troca de experiência entre os produtores e as equipes técnicas. Também foi montado um espaço a exposição e venda dos produtos produzidos pelas equipes visitantes.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuaria e Abastecimento e também a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Meio Ambiente participaram do evento, o que enriquece o ICMS- ECOLÓGICO DO MUNICIPIO.

O baru ou cumaru (Dipteryx alata), é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea. Nomes populares: coco-pereba, coco-barata, baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.

_______________________________