JORNALISMO

 

TALISMÃ E ALVORADA COMEMORAM O DIA DA ÁRVORE

ASCOM/GRUPO RAIZ DA TERRA
24/09/2018 - 17:00

Talismã e Alvorada, por meio do Projeto de Assentamento Fortaleza I, realizaram a lV Corrida de Argolas para comemorarem o Dia da Arvores, o evento aconteceu no ultimo sábado (22),  na Sede do PA Fortaleza  I e reuniram três equipes participantes, sendo uma de Alvorada, uma de Figueirópolis e a outra do próprio local, ou seja do PA Fortaleza I e a vitória ficou com a equipe da casa, porem foi necessário um desempate envolvendo os lideres de duas equipes e o PA Fortaleza I, saiu vencedor conseguindo pegar as duas argolas. A Noite aconteceu o show baile dançante, onde centenas de pessoas abrilhantaram o evento.

“É muito importante que cada um dos participantes se conscientizarem que o meio ambiente saudável quem faz somos nós”, disse o  Prefeito Diogo Borges. O qual participou ativamente nas atividades.

O dia 21 de setembro foi escolhido para comemorar o Dia da Árvore em razão da chegada da primavera. A árvore ganhou um dia especial devido a sua importância para a vida humana, porém o Município de Alvorada e Talismã por meio do PA Fortaleza opinaram por realizar esta ação no sábado dia 22, por se tratar de um dia mais festivo.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

“O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas. Por isso, datas como essas devem ser comemoradas por nossos alunos, para que cresçam respeitando a natureza”, disse o Prefeito  Paulo Antônio de Lima Segundo, em entrevista ao portal www.talisma-to.com.br.

Este esporte tradicional em nossa região foi fundado pelos ilustres moradores do Município de Figueirópolis, conhecidos popularmente como “Vitorino Macaúba” & “Joaquim Açougueiro”, na década de 70, pioneiros desta emocionante competição, onde treinamento e habilidade são fatores predominantes, para o acúmulo de pontuação entre as equipes. No PA Fortaleza I para abertura do evento foi homenageado o ex-vereador de Alvorada, Pedro Alves de Lima, mais conhecido como Pedro Panchila, ocorrido  em 07 de março de 2013, em decorrência de um câncer no intestino. O Vereador Djacy Panchila recebeu em nome do pai a homenagem.

_______________________________