JORNALISMO

 

TALISMÃ REALIZA MAIS UMA FOLIA DO DIVINO PAI ETERNO

Reportagem: João Carlos lopes
Imagem: João Carlos Lopes
09/06/2014 - 11:00.

A Folia do Divino Pai Eterno é uma festa popular de cunho religioso, que faz parte da tradição Talismaense. O casal Orismar  Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira Dias, em 1998, assumiu esta missão e a cada ano o evento ganha novos adeptos e se depender das crianças essa tradição segue em frente. O evento teve inicio no dia 30 de maio e terminou no ultimo domingo (07), com chave de ouro, com um grande show baile.

Há referências históricas que indicam que o evento foi inicialmente instituído, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.

A celebração da folia do Divino no planeta teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono. De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches. Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado A Peleja de Alvalade.

Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre a Virgem Maria e os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nos territórios portugueses, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil.

A Festa do Divino em Talismã é comemorada com a tirada de uma Folia que ocorre no final de maio e inicio de junho e requer um enorme e incansável esforço de organização, mobilizando a comunidade local, bem como outras cidades vizinhas, que apoiam e ajudam para que tão importante festa aconteça com brilhantismo e grande expressão de fé.

Em maio de 2013, foi fundado a Associação dos Foliões de Talismã, uma entidade associativa, sem fins lucrativos, com a missão de garantir a realização da Folia do Divino Pai Eterno, bem como incentivar as novas gerações a continuar a tradição. Para cumprir seus objetivos, a entidade tem ainda a missão de incentivar e instituir novos adeptos possibilitando assim o surgimento de novos guias e foliões preparados para a missão de levar avante a Folia.

A bandeira do Divino com sua pombinha em meio a fitas coloridas perambula e vai longe em itinerários conhecidos, recolhendo prendas para os preparativos da festa. Os devotos giram com sua caixa ruflando, acolhidos aqui e ali pelo povo bom e simples. A visita do Divino renova a fé, a crença e as esperanças. O povo vive sempre de esperanças pela satisfação de seus desejos com as bênçãos que virão do céu do Deus poderoso. Os foliões sabem onde serão bem recebidos de coração aberto, por gente como eles mesmos. Beijam a pombinha e dão agasalho em suas casas aos foliões do Divino. A festa se fará com todo o ritual e pompa de onde eles vieram na sua anual peregrinação, anunciando-a.

A Folia do Divino em Talismã desenvolve-se em dois períodos: no mês de setembro é realizada na área Rural e no mês de outubro na área urbana. Nesses meses, durante sete dias, os foliões em giro visitam as comunidades do municipio conforme um roteiro pré-estabelecido, sendo que na última folia (outubro), a entrega é feita na Fazenda Peroba.


O Festejo aconteceu dentro do esperado, e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Talismã, do Grupo Raiz da Terra e da Rádio Talismã FM, 87,9 da cidade de Talismã.

ALGUNS CONCEITOS:

Alvorada – é a reunião de todos aqueles que queiram participar efetivamente da folia, onde serão nomeados os foliões: Alferes, regentes, guia, procurador, caixeiro, cargueiros, violeiros e toda a equipe de apoio. Geralmente, é realizada no mesmo local onde se dá o 1º pouso. Nesta ocasião, eles recebem os lenços e divisas que significam o compromisso de cumprir e respeitar todos os rituais e normas de consenso da tradição do evento.

Giro – caminhada/cavalgada pelas comunidades locais durante os dias programados, com o alferes transportando a bandeira, seguido pelos demais foliões. O giro se dará sempre no sentido anti-horário (da direita para a esquerda).

O Pouso – é o local onde os foliões pernoitam. É uma parada para dar um descanso, bem como alimentação a si e às suas montarias. O dono da casa se compromete a fornecer alimentação e pousada para os foliões que participam do giro. Em agradecimento, os foliões passam a noite dançando a catira, chorado e outras danças relativas ao evento.

A Entrega – é o local final da folia, podendo ser no mesmo local do último pouso.

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>