JORNALISMO

 

MORADORAS DA CIDADE DE PEIXE APRENDEM TRANSFORMAR GARRAFAS PET EM VASSOURAS ECOLÓGICAS

Reportagem: João Carlos Lopes
Imagem: João Carlos Lopes e Maria Luiza Moreira Lima
05/06/2014 - 07:30

Reduzir, reutilizar, reciclar. Esse conceito básico, tido como o tripé da consciência ecológica e a vida sustentável, ganhou um importante reforço da Associação Anjos da Selva (Grupo Raiz da Terra) e da Secretaria  Municipal de Meio Ambiente de Peixe - TO. A ação foi voltada para moradoras do município de Peixe que aprenderam a transformar garrafas PET em vassouras ecológicas. O projeto pretende dar destino final mais adequado às garrafas, apontadas como poluidoras.

O curso aconteceu na ultima  quarta- feira (04), das 7 às 17 horas. Foram duas turmas com dezenas de moradoras. A dinâmica na produção das vassouras pareceu ser simples, mas requereu habilidade. As vassouras são feitas de filetes de garrafas pet, os cabos são originários de madeira de reflorestamento. Esteve presente a prefeita Neila dos Santos, a qual trabalhou na confecção do produto e demonstrou bastante domínio na arte.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente,   Maria Luiza Moreira Lima organizadora do evento, explicou que o amontoado de milhares de garrafas Pet, que poderiam estar circulando pelos lixos domiciliares, dá às moradoras do município a perspectiva de obter uma nova fonte de renda e ainda preservar o meio ambiente. "Este projeto visa a promover a sustentabilidade econômica para as donas de casa, que teve agora a oportunidade de aprenderem uma nova profissão", destaca.

Na oficina que funcionou numa tenda montada na praça central da cidade, os instrutores do Curso motivaram as participantes a separarem o lixo produzido em casa, bem como conscientizam para que todas se envolvam na reciclagem. Elas sairam dali conscientes de que a reutilização auxilia na redução do volume de lixo nos aterros sanitários e na melhoria dos processos de decomposição das matérias orgânicas.

A  Brigadista Marilene (Defesa Civil de Peixe) dominou a arte , se tornou monitora e nova instrutora na produção das vassouras.  Ela não imaginava que, após participar de diversos cursos, pudesse descobrir e desenvolver uma habilidade manual que a faz passar o tempo e projetar planos para o futuro. "Estou feliz com o curso e nunca podia imaginar que aprenderia, a produzir uma vassoura ecológica utilizando fibras de garrafas pet", diz.

A tecnologia utilizada foi criada em Talismã por João Carlos Lopes (Defesa Civil – Grupo Raiz da Terra) e Rosilene  Oliveira, os quais juntos pretendem ampliar o negocio e produzir produtos como: vassouras, rodos, pentes, palitos de churrasco, cabides, bolsas e outros.

Incluir

A fabricação de vassouras ecológicas reduz a pobreza, e promove a inclusão social, a cidadania e a emancipação das famílias que se encontram em condição de extrema vulnerabilidade socioeconômica. Para contratar o Curso deve entrar em contato pelo: Celular (63) 8473 – 1148. E-mail: gruporaizdaterra@hotmail.com e defesacivil@talisma-to.com.br

ÁLBUM COMPLETO CLIC <<<<<<AQUI >>>>

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>