JORNALISMO

 

Rompimento de cabo elétrico quase termina em tragédia

Reportagem: João Carlos Lopes
Imagem: Jaksom Berolino Dourado
04/01/2014 -08 :30


Por volta de 19:00 horas do ultimo sábado (04),  um cabo da rede elétrica rompeu e caiu no cruzamento entre a Rua 08 e a Av. Rio Formoso e por pouco não termina em tragédia, porque neste local funciona diversos comércios, dentre eles o SS Lanches, um estabelecimento de muito movimento neste horário, mas devido duas festividades que estava acontecendo simultaneamente na cidade não havia muita gente no momento que o cabo rompeu, mesmo assim causou correria e pânico  nos clientes que presenciaram o fato.

Em novembro de 2013, a Defesa Civil Municipal realizou o Inventario da arborização da cidade de Talismã e os pontos onde as arvores estavam em conflito com a rede foram mapeados e os locais considerados críticos, a Prefeitura de Talismã solicitou via oficio a CELTINS, uma equipe para acompanhar o trabalho de poda e remoção dos técnicos da Defesa Civil, pois alguns pontos os galhos estão entrelaçados nos cabos elétricos e depende do desligamento de circuito, outros locais as arvores são antigas, oferecem risco aos usuários das vias , ameaçam os moradores e para resolver o caso é necessário o desligamento e remoção dos circuitos, pois não há como retirar estes elementos arbóreos.

A Centins não atendeu até o momento chamado, uma das arvores entrelaçadas na rede causou o curto-circuito e o rompimento do cabo, deixando parte da cidade sem eletricidade e prejudicando uma das festas que acontecia na feira Coberta, o fornecimento foi restabelecido a partir das 21:00 horas.

Tragédia anunciada: é o que cerca de 2% das arvores da cidade de Talismã pode causar (danos a vida e ao patrimônio), caso a Centins não colaborar com a Prefeitura de Talismã, o papel da Defesa Civil está feito neste caso, ou seja envolvendo a arborização da cidade. Foi realizado o Inventario da Arborização, implantado por meio de Lei, o Plano Diretor da Arborização Urbana da cidade, o qual controlará o sistema de parques e jardins do Município, mas depende da liberação da rede nos pontos críticos.

Caso a Centins não enviar um a equipe, a Defesa Civil Municipal ira tomar outras medidas cabíveis, uma vez que uma das ocorrências previstas já aconteceu.

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>