JORNALISMO

 

ALUNOS DA ESCOLA DR. EDMAR DE PAULA VISITAM RÁDIO TALISMÃ FM 87,9

Reportagem: João Carlos lopes
Imagem: João Carlos Lopes
12/10/2014 - 19:00.

Com muita alegria, a Rádio Talismã FM 87,9, recebeu na  manhã do dia 01 de outubro, alunos da Escola Municipal Dr Edmar de Paula, onde os estudantes,  aproveitaram para conhecer os estúdios e equipamentos da rádio, além dos profissionais. Na oportunidade o Presidente do Conselho Comunitário da emissora João Carlos Lopes, o Diretor de Operações Maquimone Gonçalves Rezende. e a Apresentadora do Programa Show da Manhã Mychelle Tauane Paz da Silva receberam os alunos e explicaram o funcionamento da Rádio Talismã FM 87,9.

Os alunos conheceram um pouco da historia do rádio e de seu inventor,  padre Roberto Landell de Moura. As descobertas do gaúcho sacerdote-inventor foram divulgadas pelos principais jornais na época, mas ele não conseguiu nem patentear nem produzir comercialmente seus inventos no Brasil. Entre os aparelhos que desenvolveu ou projetou estão o “teletíton” (telégrafo sem fio), o “teleauxiofone” (telefonia com fio, microfone e alto-falante), o “transmissor de ondas”, o “edífono” (purificador de voz) e o “caleofone” (intercomunicador de voz). Frustrado com a pouca receptividade de suas descobertas no Brasil, o padre partiu para os Estados Unidos, onde registrou, em 1904, as patentes de três de seus inventos: o transmissor de ondas, o telégrafo sem fio e o telefone sem fio.

A rádio é um patrimônio do povo e as visitas podem ser agendadas por telefone (3385 – 1246 com o Diretor de Operações Marcos Rezende.

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>