JORNALISMO

GAROTA UNIVERSO AGORA ENTRE <<AQUI>>

 

Calculadora de PageRank

PROJETO PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Abuso de substâncias é um problema internacional de proporções epidêmicas que tem efeitos particularmente devastadores sobre a juventude, porque o início precoce de álcool, tabaco ou outras drogas (ATOD) dentro desta população está ligada ao abuso e problemas de comportamento relacionados entre os adultos. O custo do abuso de álcool para a sociedade é estimado em $ 250 bilhões por ano em cuidados de saúde, segurança pública, e os gastos sociais.

Causas

Uma série de modelos e teorias abordar as causas da utilização ATOD adolescente. O mais notável deles é o "Risco e Proteção Factor" quadro, que identificou uma variedade de psicossociais fatores associados ao uso ATOD. No domínio individual, o uso da substância tem sido associada a valores e crenças e atitudes sobre substâncias, a susceptibilidade genética, o uso ATOD iniciais, procurar sensação e outros distúrbios psicológicos, incluindo anti-social, agressivo e comportamentos problemáticos outros. No domínio da família, uso ATOD tem sido associado com familiares de uso de substâncias, práticas parentais pobres, incluindo severo ou inconsistente disciplina, comunicação intrafamiliar deficiente, e supervisão inadequada e monitoramento de comportamentos das crianças e as associações de pares. No domínio dos colegas, o uso da substância foi associada ao isolamento social e associação com ATOD usando e outra desviantes redes peer. No domínio escolar, uso ATOD tem sido associada a mau desempenho escolar e evasão escolar , bem como um desordenado e inseguro ambiente escolar e frouxas políticas escolares sobre o uso da substância. Nos domínios da comunidade e ambiental, o acesso social e físico pronto para ATODs tem sido associada com o uso, como tem falta de recursos de recreio (especialmente durante as horas após a escola-).

Fatores de proteção

Factores de protecção, ou factores que promovem a resiliência , também têm sido identificados nestes diversos domínios. Entre os mais citados são a religiosidade ou espiritualidade, compromisso com o desempenho acadêmico, habilidades para a vida fortes, competências sociais, e a crença na auto-eficácia. Fatores de proteção nos domínios da família e da escola incluem fortes laços intrafamiliares, dinâmicas familiares positivas, e apego positivo para a escola. Nos domínios da comunidade e do meio ambiente, dos valores dos adultos fortemente arraigadas antitéticas ao uso de substâncias constituem fatores de proteção, como não são claramente comunicados e aplicadas de forma coerente às disposições relativas ao uso.

Estratégias de Prevenção

Diversas autoridades políticas, escritores, educadores, assistentes sociais e outros profissionais realizaram diversas ações no sentido de pelo menos minimizar o uso destas substancias, e uma variedade de estratégias têm demonstrado eficácia na prevenção ou redução da utilização ATOD.. Na comunidade e domínios do ambiente, as estratégias têm sido desenvolvidas para aumentar a execução de políticas públicas e portarias que inibem o uso de substâncias na adolescência. Estes incluem esforços de segmentação de tabaco e álcool pontos de venda, incluindo restrições à sua localização e densidade e sobre o álcool e publicidade ao tabaco. Também eficaz é a vigorosa aplicação das leis que regem as vendas a menores, incluindo o uso de menores jovens a comprar bebidas alcoólicas e do tabaco em operações de Sting ". O aumento dos impostos especiais de consumo sobre bebidas alcoólicas e tabaco também tem sido associada com a redução do uso, como tem ligação apreensão por infrações de leis relacionadas à compra e consumo ATODs à suspensão ou revogação de licenças de motorista. Outras medidas preventivas que os condutores jovens-alvo incluem "tolerância zero" leis que ligam evidência de álcool na respiração com a suspensão ou revogação de condução privilégios.

Os resultados de duas décadas de pesquisa avaliativa produziram considerável de informações sugerindo que um número de abordagens para a prevenção do uso de adolescente ATOD não funcionam. táticas de intimidação , destinados a assustar os adolescentes para evitar a necessidade de drogas, são muitas vezes reconhecidos como tal pelo público-alvo e pode até mesmo ser contraproducente . Esforços para aumentar a auto-estima como uma estratégia de prevenção de drogas têm sido desacreditado devido à falta de associação entre a auto-estima e uso ATOD. Estratégias para aumentar o conhecimento e transmitir informações sobre os riscos e perigos do uso de drogas são geralmente reconhecidos como falhas, em parte por causa da falta de associação entre conhecimento e uso. Na verdade, todos em grande parte didáticos abordagens para a educação de prevenção, tais como "Educação de Resistência ao Uso de Drogas" Project (Projeto DARE), são amplamente entendida como ineficaz , especialmente se eles se concentram em riscos a longo prazo. Campanhas na mídia são de valor duvidoso, especialmente se eles são breves, exibido em contextos que não são susceptíveis de atingir seu público-alvo, e descoordenada com uma estratégia global a nível da comunidade.

Em Talismã, as estagiarias Maria Rosangela e Eliane Farias, realizaram por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS o Projeto: “Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas na Adolescência”,  e contou com a participação especial do Grupo Raiz da Terra, onde os B-Boys da Cia de  Hip Hop marcou presença. O Jornal Universo Agora teve a honra em fazer esta cobertura jornalística e parabeniza as novas assistentes sociais do Município de Talismã, pela idéia e organização.

O evento aconteceu no dia 14 de maio de 2012, na sede do PETI, a partir das 17:00 horas e contou com a presença de dezenas de pessoas e em especial crianças e adolescentes.

A vida é nossa maior viagem… Não use drogas... Só no fundo do poço descobrem que a curiosidade mata. Você já pensou nisso?

Autoras do Projeto: Maria Rosangela e Eliane Farias

 

 

Parabéns, as estagiarias e novas assistentes sociais, que durante 04, longos anos lutaram e venceram!

COMENTAR A MATÉRIA <<< AQUI >>>

Reportagem: Thatyhelly Pires Lopes
Imagens: João Carlos Lopes

Postado por Jornal Universo Agoràs 21h00min. 18 de maio de 2012

 
Grupo Raiz da Terra - Talismã - Tocantins - Brasil.