JORNALISMO

 

Erro de engenharia na pavimentação  causa transtornos a motoristas, em Talismã

Thatyhelly Pires Lopes
03/03/2013 - 18:00

Obras de construção de calçadas, meio fio e pavimentação asfáltica no final da Avenida Ilson Furtado Carlota, saída para o trevo da TO 296 com a BR 153, em Talismã causam transtornos aos motoristas da cidade, os carros também têm dificuldades para transitar na piscina formada pelas águas da chuva.

Quem precisa de passar pela  Avenida Ilson Furtado Carlota para fazer abastecimento no Auto Posto Cristo Rei Ltda, ou mesmo para pegar a TO 296 e BR 153 ao norte da cidade, tem dificuldades. A Defesa Civil Municipal esteve no local no inicio da pavimentação, percebeu o erro, comunicou o engenheiro, mas a obra continuou.

A Defesa Civil voltou a procurar o responsável pela obra e informou sobre os dois graves problemas de engenharia, o primeiro seria quando o meio fio e a calçada fossem construídos iria formar uma piscina de águas nas duas pistas da avenida e que seria necessário a construção  de duas saídas de água no ponto indicado pela COMDEC,  uma ligação entre as duas pistas de rolamento e o segundo erro era a construção de meio fios e calçadas dentro da área do posto, e na sequencia uma inclinação longa, o que pode causar uma derrapagem seguida de capotamento do veículo.

“A empreiteira afirmou a Defesa Civil que apenas está seguindo o projeto e que se não concluir a obra não recebe, fato verídico, não recebe mesmo, mas quando surgir um grave acidente a Caixa Econômica Federal vai devolver uma vida ou custear o tratamento das vitimas? Os funcionários da Prefeitura parecem que têm medo de falar do assunto e perder o emprego, agora eu prefiro perder o emprego e salvar uma ou mais vidas. O cargo de Coordenador de Defesa Civil é uma indicação do Gestor, porém do outro lado sou presidente de dois conselhos e os dois têm poder de atuação (Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa Civil) e até acionar o Ministério Publico se for preciso. Repito... Se a Defesa Civil não zelar pela sua comunidade para que serve ela? A Prefeita Miriam Ribeiro não tem culpa deste problema, como também a empreiteira. Mas quem fez o projeto tem. No caso de Santa Maria RS, no meu ponto de Vista o erro é do Engenheiro Civil (RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973 - Art. 7º - Compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE FORTIFICAÇÃO e CONSTRUÇÃO: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.), que desenhou o projeto e o outro é o CREA, que é o órgão de fiscalização, de controle, de orientação e de aprimoramento do exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no território de sua jurisdição. e no caso da Boate Kis, com certeza tinha o aval do CREA e alguns estão culpando os proprietários, os integrantes da banda, os bombeiros, mas o erro está no desenho da planta e na aprovação dela. Você pode estar pensado o que isso tem haver com Talismã? Tudo, erro de engenharia!  Levei no local os Brigadistas do Esquadrão Anjos da Selva, Mais Bravos que o fogo e mostrei a eles os diversos erros que haviam apresentados e que iriam apresentar ”. Disse João Carlos Lopes, Coordenador Municipal de Defesa Civil.

Para provar a gravidade do caso a Defesa Civil Municipal realizou o monitoramento na pista já com o meio fio pronto e você ira fazer o julgamento através do vídeo e das fotos a seguir.

 

Antes de fazer o meio fio e as calçadas, aqui estava a Defesa Civil, avisando o que iria acontecer, mas cumpriram o contrato e o projeto para que possa receber da Caixa Econômica Federal.

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

MICHAEL - 03/03/2013 ÁS 19:41

Ficou muito bom baixinho