JORNALISMO

 

João Carlos Lopes pode ser o novo Presidente do Comitê do Rio Formoso

Thatyhelly Pires Lopes
13/07/2013 - 10:00

Membros do Governo estiveram em Talismã na última terça-feira (09), para convidar o Presidente do Grupo Raiz da Terra, João Carlos Lopes, para integrar ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, o encontro aconteceu na Defesa Civil Municipal. Após um entendimento entre as partes, a participação do Grupo Raiz da Terra e a presidência do Projeto foram os assuntos da pauta.

João Carlos foi perguntado sobre disputar a presidência do Comitê, mas ele disse que precisa conhecer melhor a instituição, porém se depender dele, prefere apenas apoiar a atual presidente, que é uma mulher guerreira e que ama o que faz e isso é o mais importante, amar o que faz.

Conheça o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso

O Plano de Bacia Hidrográfica é um instrumento previsto nas Políticas Nacional, Lei Nº 9.433/97 e na Estadual, Lei Nº 1.307/02. Os Planos de Bacias Hidrográficas são planos diretores, de natureza estratégica e operacional, que têm por finalidade fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quanto aos tipos de uso das águas, de modo a assegurar as metas e os usos neles previstos, na área da bacia.

O Plano de Bacia visa gerar elementos e meios que permitam aos comitês e aos demais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos gerirem efetivamente os recursos hídricos, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável.

Responsável pela execução da política estadual dos Recursos Hídricos no Estado, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins é uma das instituições que compõem o comitê eleito, além do instituto, participam também a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os usuários e sociedade civil organizada da região.

A Bacia do Rio Formoso envolve 18 municípios tocantinenses, sendo Gurupi, Cariri do Tocantins, Figueirópolis, Alvorada, Talismã, Araguaçu, Sandolândia, Formoso do Araguaia, Dueré, Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Nova Rosalândia, Fátima, Oliveira de Fátima, Crixás, Aliança e Santa Rita do Tocantins.

Conforme a resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins nº 025/2011, os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na bacia de sua abrangência. Dessa forma, os membros do Comitê de gestão da Bacia do rio Formoso têm representação e poder de decisão sobre a gestão da bacia.

Materias sobre o assunto:

Surgiu | Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado são estruturado

Comitê do Rio Formoso apresenta Plano de Bacia Hidrográfica

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso - SEMADES

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso aprova Plano

Digitação do termo de Adesão

Leitura do Termo de Adesão

- See more at: http://atn.to.gov.br/noticia/2012/8/14/comite-do-rio-formoso-apresenta-plano-de-bacia-hidrografica-para-aprovacao/#sthash.4oJLL1M8.dpuf

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>