
SEMARH BUSCA NOVAS TECNOLOGIAS PARA MONITORAMENTO DE QUEIMADAS
Suene Moraes
19/03/2016 - 08:00
Dando continuidade à agenda de visitas técnicas a equipe da Secretária do Meio Ambiente do Tocantins (Semarh) esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para conhecer novas soluções em geotecnologias para monitoramento de queimadas e desmatamento. A visita ocorreu nesta quinta-feira, 17, na sede do INPE, em São José dos Campos, São Paulo.
Os técnicos da Semarh conheceram o desenvolvimento de softwares e técnicas baseadas em geoprocessamento para coleta e análise de dados de queimadas e desmatamentos. Além disso, foram apresentadas palestras sobre softwares desenvolvidos que facilitam o tratamento e análise das informações na área de altimetria, hidrologia e alertas de desastres.
A equipe é composta pelo subsecretário da Semarh, Fábio Lelis, pelo diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental, Rubens Brito, as técnicas Dalvany Souza, Maria Amélia Maciel e Lindyce Fernandes, além do professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcos Giongo. Os técnicos da pasta tiveram a oportunidade de conhecer, por meio dos doutores do Inpe Alberto Setzer e Fabiano Morelli, os métodos de detecção, monitoramento e cálculo de área de queimadas.
A partir deste encontro a Semarh e o INPE firmaram parceria, por meio de Termo de Intenções, com o objetivo de trocar informações, tecnologias e capacitações na área de sensoriamento remoto.
|