CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

UMA FORÇA TAREFA É MONTADA PARA COMBATER UM INCÊNDIO FLORESTAL NO SUL DO ESTADO

ASCOM/RAIZ DA TERRA
30/08/2016 - 08:00

Uma Força Tarefa foi montada para combater um  incêndio florestal de grande magnitude, no Sul do Estado do Tocantins, na divisa entre os municípios de Dueré e Lagoa da Confusão, a operação mobilizou dezenas de brigadistas, equipes de: agentes de defesa civil, reportagem, produtor rural e servidor publico municipal, no período de terça-feira (24) a sábado (27) . A ação contou com brigadistas de Formoso do Araguaia, Dueré, Talismã e da Capital, Palmas. Foram devastados aproximadamente 2,7 mil hectares de florestas e pastagens.

Segundo o superintendente estadual da Defesa Civil, o Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, provavelmente o incêndio tenha iniciado no final de semana. Após análises das imagens de satélite registradas pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil na última terça-feira,23, foram identificados muitos focos de calor naquela região. “Mesmo com este período de estiagem, percebemos que a área com focos de calor era muito extensa. Após conversas com as equipes de brigadistas locais, nos direcionamos imediatamente para a região a fim de conter as chamas”, afirmou. Ainda segundo o superintendente, uma grande quantidade de vegetação foi consumida pelo fogo. “Mobilizamos 25 brigadistras de diversas cidades e também de Palmas, mas a área devastada foi maior por causa das fortes ventanias que espalharam as chamas”, afirmou.

Destruição:
Era possível perceber de longe a imensa nuvem de fumaça causada pelo fogo. Próximo ao local, o calor escaldante do sol em conjunto com as chamas, aliado ao barulho do material seco queimando e o cheiro forte da fumaça, causava em todos uma rápida sensação de desconforto. A causa do incêndio é desconhecida ate agora.

Imprevistos:
Na noite de quarta-feira (24), uma das equipes de combate se perderam na floresta densa e pernoitaram sem agua e comida no meio da vegetação nativa, na manhã do dia seguinte uma equipe de resgate foi mobilizada para localizar o grupo, mas ao percorrer uma das rotas de fuga se depararam com os brigadistas exaustos, sedentos e famintos.


Tarde de quinta-feira (25), por volta de 15h00min, a equipe de combate comete um erro e descumprindo  o cronograma de combate e retorna para a base, enquanto o Presidente da Brigada Anjos da Selva e um brigadista de Dueré percorriam a linha do fogo, para tomarem conhecimento dos pontos críticos e observarem o comportamento das chamas, mas quando a dupla chega ao acampamento todos os combatentes ali estavam e permaneceram no local até as 19h20min, esta decisão gerou descontrole do incêndio que avançou rapidamente em direção a um varjão com grande poder de combustível vegetal.

Na sexta-feira (26) pela manhã a equipe de Palmas e de Formoso do Araguaia retornaram para seus municípios de origem, restando a brigada local e os dois brigadistas de Talismã (o Presidente da Brigada – João Carlos Lopes e seu cozinheiro oficial – Genésio Francisco Dourado). Após despedir-se das outras equipes, João Carlos liderou a equipe de 05 integrantes, sendo dois homens e três mulheres, a qual assumiu o combate, porem por volta de 11h00min, quatro brigadistas passaram mal, e Carlos determinou a sua turma que paralisasse as atividades enquanto voltava a base em busca de socorro, mas a líder da Brigada local descumpriu as regras de segurança e tomou rumo desconhecido, colocando em risco a própria vida e de seus colegas. Ao retornar no ponto determinado com a equipe de resgate, as vítimas não estavam e o fogo havia avançado por mais de trezentos metros, assim sendo a equipe de resgate liderada por Carlos iniciou o sistema de varredura seguindo a linha do fogo, ao percorrer a área nenhuma vitima ou corpo foi localizado, então outra estratégica já estava sendo montada e neste momento o brigadista que havia passado mal chegou no local para alivio de todos e o mesmo narrou que todos estavam na base mas dependiam de assistência médica e imediatamente medidas foram tomadas pelo Presidente da Brigada Anjos da Selva  (Grupo Raiz da Terra) e a pela Secretaria de Meio Ambiente (Município de Dueré).

Brigadistas
Foram contratados 95 brigadistas que estão atuando nos municípios de Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Dueré, Lizarda, Pium e Palmas onde são identificados mais registros de focos de calor. O Grupo Raiz da Terra ainda disponibiliza 05 brigadistas, os quais atuam na área administrativa interna, mas em caso de força tarefa partem para o combate direto.

Conclusão:
Para finalizar o combate João e Genésio assumiram o combate ao lado de quatro brigadistas de Dueré que deram por encerrada a operação no último sábado  (27), as 17h00min.  Foram devastado aproximadamente 2.700 hectares de área de pastagem e vegetação nativa. Incêndio de Origem desconhecida. As vítimas de intoxicação causada pela fumaça passam bem e já estão em suas casas.

Agradecimentos:
O Grupo Raiz da Terra agradece, a Fazenda Paraiso (base das equipes),  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Município de Duere), a Brigada Anjos da Selva de Dueré, a Brigada Anjos da Selva de Formoso do Araguaia, A Radio Talismã FM 87,9,  Em fim a todos de  uma forma ou outra contribuíram para o sucesso do Trabalho.

Toca do tatu canastra - Raríssimo!

Equipe se perde e dorme na mata - Resgate no dia seguinte!

Equipe passa mal e é socorrida

Veículo atola em areia e o Soprador entra em ação

Equipe que realizou o combate final - Dueré e Talismã.

Capela desativada e serve de acampamento a funcionarios.

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.