CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADISTAS FIZERAM CURSO DE RESGATE NO MUNICÍPIO DE TALISMÃ

Thatyhelly Pires Lopes
01/08/2013 - 19:00 Horas

Cerca de 30 brigadistas da região Sul do Estado do Tocantins, aprimoraram o trabalho de salvamento com a participação no curso de ‘Operação de Resgate em incêndio Florestal’.

O evento aconteceu na Fazenda Tamboril Agronegócio LTDA, no Município de Talismã, na última quarta-feira (31), no período diurno e noturno. Participaram do evento Brigadistas de Araguaçu, Talismã e Jaú do Tocantins. Também funcionários da Fazenda Tamboril, Fazenda Tietê, Fazenda Recanto, Fazenda Bacaba e como convidado especial o Universitário (Gestão Ambiental) Amarildo Marçal Cardoso.

O projeto proporcionou aos brigadistas especialização, aprimoramento, aplicação de conhecimentos teóricos e práticos (...), uma bagagem de conceitos e procedimentos, bem como a experiência com inovações tecnológicas de outros materiais, objetivando sempre a capacitação do profissional na busca pela excelência no atendimento a população.

O Grupo Raiz da Terra, por meio da Defesa Civil Municipal, contou com a parceria da 4ª Companhia de Bombeiros de Gurupí, onde os Militares Tenente Moura e o Subtenente Lourenço ensinaram diversas técnicas de salvamento e durante os exercícios os alunos levaram a serio, mas divertiram também.

O Coordenador da Defesa Civil e presidente do Grupo Raiz da Terra, João Carlos Lopes, após estudar minuciosamente a morte de brigadistas  durante os combates a incêndios florestais chegou a conclusão que essa capacitação é de suma importância no Tocantins, uma vez que o Estado está sempre em 2º lugar no ranking das queimadas no país e algumas partes apresenta relevo e vegetação adversas, que em caso de um possível acidente os brigadistas estejam preparados para a resposta.

Foram ensinadas técnicas: improvisadas de resgate em dupla e individual, remoção da vitima com uso de maca (prancha), diversas formas de amarração, formação de cangas entre os participantes, mobilidade da tropa, queima controlada, aceiro, queima com uso do piga-fogo (queimador), Uso de ferramentas agrícolas, abafadores, bomba costal. Busca de desaparecidos.

Após as instruções os participantes foram para as aulas praticas numa área de 35 hectares, onde parte da área foi queimada no início da noite e durante o combate intenso das chamas, João Carlos e o brigadista Regivan se afastaram  do grupo e ao posicionar dentro de uma vegetação densa e na mesma área demarcada, Regivan ficou escondido, neste momento os brigadistas foram reunidos para que cada um observasse seu canga (dupla), foi ai que um Brigadista de Talismã deu falta do colega de Araguaçu. Diante do sumiço do parceiro foi determinada a busca, iniciando do ponto que ele foi visto pela última vez.

Durante as buscas desordenadas e sem liderança e sucesso a noite chegou de vez, piorando mais a situação, as 20 horas, foi convocado o grupo de participantes e os alunos foram instruídos sobre a aplicar a técnica de varredura na área com distancia máxima de 2 metros um do outro e como a regra determinava que a janta somente seria servida após encontrar a vitima, os participantes esforçaram e levaram mais a serio o trabalho. Na metade do terreno um sinal deixou todos sem fôlego por um instante, a vitima por fim foi encontrada, imobilizada sobre a maca e transportada por cerca de 500 metros até o Posto de Comando. Durante o trajeto houve revezamento das equipes. Com a vitima recuperada todos foram para a sede da Fazenda onde o Município de Talismã ofereceu o jantar para todos os participantes.

Após o Jantar, os instrutores fizeram comentários positivo do trabalho e parabenizaram os participantes por levar tão a serio o treinamento. Na sequencia foram ouvidos os gerentes das fazendas e os coordenadores das Coordenadorias de Prevenção e Defesa Civil que participaram, os quais elogiaram a iniciativa e agradeceram pelo convite. Para finalizar foi executada a Oração do Brigadista Florestal.

Alguns nomes ainda podem ser alterados devido a Assinatura na Lista de Presença.

    Alunos
    • Abrão Neto Santos da Silva – Talismã
    • Adison Alves da Silva – Jaú
    • Amarildo  Marçal Cardoso – Talismã                    
    • Carlito Martins Oliveira – Araguaçu
    •  Cati-son Bertolino Dourado – Talismã
    •  Clébio pereira das Neves – Talismã
    • Cleone Pereira Arneves - Talismã
    • Francisco de Assis Borges – Jaú
    • Hélio Pereira da Silva – Talismã
    • Hermes Pereira da Silva – F. Recanto
    • Itamar Correia de Oliveira Filho – F. Tietê
    • Jacson Bertolino Dourado - Talismã
    • João Alves de Souza -  F. Bacaba
    • Leandro Bezerra Arneves – Talismã
    • Leizi Espíndola de Caetano Lima - Araguaçu
    • Luiz Teixeira Guimarães – Jaú
    • Marco Túlio Rafael de Paula – Araguaçu
    • Michael Vinicios Aparecido Garcia de Souza – Talismã
    • Rai de Souza Bezerra – Talismã
    • Raimundo Nonato Barros Leite – Jaú
    • Regivan G. da Silva – Araguaçu                 
    • Thatyhelly Pires Lopes - Talismã
    • Ueuler  Paulino de Oliveira –
    •  William Bispo Alves – Talismã
    INSTRUTORES:

    João Carlos

    Ten. Moura

    Subtenente Lorenço

    MOTORISTAS: Diomar de Moura e Mauricio Jesus Pereira

    Alimentação: Mariza e equipe

    Apoio Logistico: Marcos e equipe (Fazenda Tamboril)

    Colaboração: Diogo Borges (Secretario de Administração)

    Agradecimento especial: Fazenda Tamboril Agronegócio LTDA.

     

    Final da Queima controlada

    Final do Incêndio e Desaparecimento do Brigadista

    A Procura desordenada sem sucesso no encontro da vítima

    Reoganização em colunas de aproximadamente 2 metros de cada resgatista

    A Vítima no meio da vegetação densa de uma área de 35 hectares (Local dificil de ser localizada a pessoa ou qualquer algo no meio de uma pastagem de aproximadamente 02 metros de altura).

    Depois de horas de busca a vítima é resgatada

    Chegada ao Posto de Comando

    Retorno da equipe a sede da Fazenda

    O Jantar

    COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>