CALENDÁRIO LEIS
 

FAZENDA ARDEM EM CHAMAS

Thatyhelly Pires Lopes
10/09/2013 - 08:00

Ontem (09) por volta das 15 horas a Defesa Civil Municipal, foi acionada para atender uma ocorrência na Fazenda Recanto, ao chegar ao local às chamas altas, vento forte e baixa umidade relativa do ar, obrigava uma ação ousada e rápida. De posse da informação o Coordenador de Infraestrutura e da Defesa Civil foram a sede da Fazenda comunicar o fato, pois o gerente não sabia do incêndio e imediatamente se inicia a mobilização, resultando em 01 trator com lamina, 01 trator com  tanque pipa, 01  trator de apoio, 01 caminhão pipa com capacidade para 22 mil litros, 01 caminão de apoio as equipes, 01 brigadistas e 02 gerentes agropecuários e 12 funcionários. Diante da equipe montada a estratégia da Brigada Anjos da Selva foi colocada em ação, ou seja, uma equipe mecanizada na construção dos aceiros, uma equipe manual e a terceira equipe com tanque pipa fazendo o rescaldo, após 02 horas de combate o fogo foi controlado. O Incêndio teve origem em uma chácara as margens da BR 153, onde o posseiro ateou fogo em uma pastagem dentro de seu quintal e as chamas fugiram do controle, e destruiu uma área total de aproximadamente 15 hectares.

A Fazenda Aprazível, mais conhecida por Agropecuaria Guarani, é de fato uma grande parceira e que nunca deixou a Defesa Civil na mão. Parceria se faz assim!!!

Ressaltando que a fazenda atingida estava com centenas de animais da espécie bovina, mas não houve complicações. Também foram registradas mais 02 Ocorrências de Incêndio Florestal no Município, mas são queima de leiras para plantio de lavoura e o fogo permaneceu dentro do esperado. A agilidade da Defesa Civil de Talismã no tratamento a queimadas e incêndio florestal faz a diferença!

Neste período até as Queimadas Controladas estão suspensas. Mais Informações no telefone (63) 3385 – 1246 e (63) 8473 – 1148.

Notícias complementares:

Talismã e  Araguaçu estão unidos no combate as queimadas

___________________________________________________________

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>

__________________________________________________________

  • A Defesa Civil deve estar sempre pronta a acolher a todos que dela, voluntariamente, se propuserem a participar. Pelos interesses comuns deve ser também um sistema envolvente porque integra todas as atividades, quer públicas ou particulares, povo e governo, tanto na cidade quanto no campo.

    A COMDEC deve estar devidamente estruturada para:
    EDUCAR, no sentido de preparar as populações;
    PREVENIR, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos;
    PLANEJAR, elaborando planos operacionais específicos;
    SOCORRER, as vítimas, conduzindo-as aos hospitais;
    ASSISTIR, conduzindo os desabrigados para locais seguros, atendendo-os com medicamentos, alimentos, agasalhos e conforto moral, nos locais de abrigo ou acampamentos; e
    RECUPERAR, a fim de possibilitar à comunidade seu retorno à normalidade

CLIC AQUI E MONITORE AS QUEIMADAS>>>>

APRENDA AQUI TUDO SOBRE TRANSITO E FAZ O SEU TEXTE>>>>

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS EM DESTAQUE

Tenente da Defesa Civil do Tocantins participa do seminário Internacional

Secretária da Defesa Civil do Tocantins recebe condecoração nacional