CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

Defesa Civil Tocantinenses  se unem para solucionar problemas com abelhas

Thatyhelly Pires Lopes
12/04/2013 - 09:00

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), na cidade de Alvorada um arrastão na captura e remoção de abelhas realizada pela Defesa Civil de Talismã e pela Defesa Civil de Alvorada (recém Implantada). Desde que iniciou a implantação do polígono da soja na região em 2009, centenas de enxames de abelhas já foram removidos nas duas cidades.

Está foi a primeira ação realizada pela Defesa Civil de Alvorada, a qual foi implantada neste mês e o coordenador Lourivaldo muito animado colocou a mão na maça, no melhor nas abelhas e segundo ele foi uma experiência extraordinária, pois nunca havia pensado que um dia pudesse realizar este tipo de trabalho.

Durante a retirada das abelhas um dos moradores recusou deixar retirar a colmeia na divisa de seu quintal, mas o Coordenador da Defesa Civil de Talismã João Carlos esclareceu que a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária de Alvorada irão notificar por escrito e ele terá que assinar um termo de responsabilidade dos riscos que as abelhas oferece, e vale lembrar que os vizinhos são alérgicos, o que pode agravar a cituação.

A Ação previa a retirada de 05 colmeias, mas sendo retirada a mais perigosa e transportada para Talismã e após o período de 10 de readaptação das abelhas elas poderão ir para o Projeto Apiário Solidário. As quatro restantes dependem de outros fatores:

01-  Colmeia alojada em um poste da rede de transmissão de alta tensão que corta a região e passa dentro de Alvorada não pode ser desligada e requer a eliminação total das abelhas. Será programada uma operação exclusiva devido a sua altura e risco de eletricultação e localização e será utilizada uma Pá Mecânica, material de apicultura e uma bomba de Combate a Incêndio Florestal com inseticida;

01 – O morador será notificado e assinará o termo de Responsabilidade pelos riscos oferecidos pelas abelhas;

01 – Colmeia está em um poste de iluminação publica e depende do apoio da Celtins e uma nova data será agendada  para tal fim;

01 – Depende de maior tempo disponível, pois as mesmas estão alojadas em entulhos e primeiro deve ser removido os resíduos para depois capturar as abelhas.

Ao finalizar o trabalho, a Defesa Civil Estadual foi comunicada sobre o Termo de Responsabilidade que o morador terá que assinar e o Capitão Diógenes reforçou o apoio, pois Defesa Civil atuante é Comunidade segura.

BAIXE AQUI A OCORRÊNCIA Nº 022/2013

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.