CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

DEFESA CIVIL DE TALISMÃ RECEBE 07 CHAMADOS DE EMERGÊNCIA NESTA SEXTA-FEIRA

Reportagem: Michael Vinicios Aparecido Garcia de Souza
Imagem: Jaksom Berolino Dourado
27/12/2013 - 20:00

A Defesa Civil de Talismã recebeu de Zero (00:00) hora até as 20h00, 07 solicitações de emergência. Não foi registrado nenhum caso de pessoas feridas até o momento. 10 residências estão sendo monitoradas na cidade e todas corre o risco de desabamento.

02 ameaças de desabamento de residências, 01 ameaças de alagamento em comercio, um entupimento de boca de lobo, uma ameaça de desabamento de muro, uma avaliação de área e uma orientação técnica.

Em uma das ocorrências uma foça desbarrancou e colocou a residência na lista de imóvel ameaçado de desabamento, mas como medida preventiva uma vala foi construída em volta da casa e uma caneleta de emergência foi construída para escoar a água que ficava alagando o quintal e isto minimizou o problema.

No momento que a chuva torna intensa, a viatura da Defesa Civil vai paras ruas e realiza o monitoramento com contato visual nas áreas consideradas de risco e nas residências que corre risco de desabamento a presença dos agentes são permanente para possíveis remoções das famílias que ainda permanecem no local.

“Quando as pessoas veem a presença da viatura da Defesa Civil nas ruas durante os piores momentos, elas se sente seguras, porque sabem que existe alguém preocupados e muitas vezes param os agentes oferecem carinhosamente, um café e outros alimentos. A Defesa Civil de Talismã é considerada como um anjo de luz na cidade, onde os mínimos detalhes que aparecem no município, a comunidade quer saber o que é e que medidas podem ser tomadas, isto é o que garante o sucesso do trabalho preventivo e de resposta realizado pela equipe.” Comenta o Coordenador da Defesa Civil João Carlos Lopes.

Previsão do tempo:

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo deve permanecer Nublado e Pancadas de Chuva - Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura deverá variar entre 20ºC a 27ºC. Já na Estação da Cidade a temperatura no momento é de 24,4ºC a umidade relativa do ar é de 61%. Chove fraco no momento.

De meia noite (inicio da chuva), o índice pluviométrico registrado pele Estação Raiz da Terra (Estação Municipal) de Meteorologia foi de 108,5 milímetros (mm), veja a quantidade de chuva em dezembros dos três anos anteriores:

Dezembro : 2013: 489 mm até 27/12/2013 ás 11:115
Dezembro : 2012: 90,03 mm;
Dezembro : 2011 – 132,5 mm;
Dezembro 2010 - 204,5 mm.

A COMPDEC permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone (63) 3385 – 1246 e pelo celular. Também esta realizando ronda preventiva com a viatura em movimento pelas ruas e avenidas da Cidade.

Veja também:

Videos:JA 1ª Edição

Veja as principais notícias do JA1 desta segunda-feira (23) TV ANHANGUERA

Defesa Civil de Talismã interdita cinco casas por risco de desabamento TV ANHANGUERA

Casa fica parcialmente destruída por causa de chuva em Talismã TV ANHANGUERA

Defesa Civil monitora casas ameaçadas pela chuva em Talismã TV ANHANGUERA

Fortes chuvas deixam 10 casas com risco de desabamento em Talismã - G1 Tocantins

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.