CALENDÁRIO LEIS
 

O CENTRO MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS ACIONA A BRIGADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 2013.

Thatyhelly Pires Lopes
25/07/2013 - 21:00 Horas

No município de Talismã e no Estado do Tocantins, o trabalho de combate a incêndio florestal tem como principal objetivo preservar a vida humana e o meio ambiente.

A Brigada Anjos da Selva atua, juntamente com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros no combate direto aos focos de incêndios florestais, além de desenvolver ações que visam conscientizar a comunidade sobre os prejuízos causados pelas queimadas descontroladas.

Após entrar em Situação de Emergência nesta quinta-feira (25), dois focos foram visualizados no Município e imediatamente a Brigada da Selva foi acionada para um possível combate direto, mas antes a Central entrou em contato com a Fazenda Aprazível, que era suspeita e a mesma informou que não era de seu conhecimento, assim brigadista se deslocou até o local e ao chegar no primeiro ponto deparou com diversos funcionários da fazenda  que fazia a queima de leiras e com esta atitude, ela foi orientada que as queimadas licenciadas estão suspensas a partir do dia 01 de agosto. Logo após a viatura se deslocou para o segundo ponto, que também estava dentro da mesma propriedade e então novo contato foi realizado com a fazenda, mas a mesma se desconheceu o outro foco, cousando assim o segundo deslocamento, por um caminho com situações adversas e o foco era queima de leira da fazenda Aprazível.

PREVENÇÃO 

Jamais jogue tocos de cigarros acessos às margens de estradas ou rodovias; 
Evite utilizar o fogo em áreas agrícolas, inclusive para o melhoramento de pastagens ou para limpar a terra para o plantio; 
Se for inevitável o uso do fogo, faça apenas a queimada controlada, dentro das recomendações dos órgãos ambientais. Além de ser legal, ela pode evitar o surgimento de um incêndio florestal; 
Mesmo que não vá colocar fogo em sua propriedade, faça aceiros em sua volta, para evitar que o fogo de outras áreas chegue até ela. Os aceiros devem ser feitos de acordo com a vegetação existente: mais largos em casos de matas densas ou árvores com copas; 

COMBATE 

Para evitar que o fogo se propague, é importante que o combate seja iniciado assim que o foco for detectado. Neste caso, a atuação das brigadas civis ou vinculadas às defesas civis municipais é muito importante. 

Nas cidades de Araguaçu, Alvorada, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins e Talismã, acione a Defesa Civil Municipal, pelo telefone: (63)  8121 - 5784 (Leisi Espindola – Araguaçu), (63) 9969 – 3775 (Lourivaldo Pereira – Alvorada), (63) 8413 – 0768 (Gilmar Mendes – Formoso do Araguaia), (63) 8473 – 2760 (Raimundo Nonato - Jaú do Tocantins) (63) 8473 – 1148 (João Carlos – Talismã), logo que o foco for detectado. Os Coordenadores de Defesa Civil e brigadistas farão um levantamento da situação, bem como saberão quais as técnicas necessárias para eliminar o fogo.

COMENTÁRIOS: <<<< AQUI >>>