CALENDÁRIO LEIS
 

DEFESA CIVIL ACIONOU O PLANO DE CONTINGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TALISMÃ E CONTOU COM APOIO DA CEDEC-TO E DO NATURATINS

Thatyhelly Pires Lopes
03/09/2013 - 14:30

A Defesa Civil de Talismã, após reunir com o Jurídico e Secretaria Municipal de Administração na manhã do dia 01, decidiu acionar, o PLANO DE CONTINGÊNCIA DO MUNICÍPIO, e uma reunião emergencial foi marcada na sede do PA- TALISMÃ (Escola Municipal Morro Alegre), a qual aconteceu na tarde de ontem (02). O evento contou com a presença de todos os líderes das associações de pequenos agricultores (assentados) do Município de Talismã e apoio da Defesa Civil Estadual e do Naturatins.

Pela manhã o Coordenador Municipal de Defesa Civil e os técnicos da Defesa Civil Estadual percorreram os três Assentamentos do Município, ouviram as lideranças e vistoriaram os reservatórios (cisternas, represas e cacimbas ) e ficou constatado que poucos assentados têm água em seus reservatórios e as represas e cacimbas estão secas e as que possuem  água estão imprópria para o consumo humano.

As 14:00 horas, aconteceu a reunião, para ativação do Plano de Contingencia do Município com ação emergencial de prevenção e resposta a seca na região. A Defesa Civil Municipal por meio de seu Coordenador João Carlos Lopes apresentou o Plano de Combate a Seca a nível de município e a Secretaria Municipal de Administração através de seu secretario Diogo Borges de Araujo firmou os termos de parcerias com as associações e determinou imediatamente o inicio das obras.

A Defesa Civil Estadual representada pelo capitão Diógenes Madeira de Oliveira e o Cabo Manoel Pereira da Silva prestou apoio técnico e moral a Defesa Civil Municipal, a qual é reconhecida internacionalmente e faz parte da Campanha Internacional “Cidades Resilientes”. Os Técnicos percorreram trilhas e enfrentaram as dificuldades vivenciadas pelo coordenador local.

A Naturatins destacou a questão de uso das reservas coletivas, queimadas e crimes ambientais, deixando claro a posição da instituição diante dos infratores e citou a importância da Brigada Anjos da Selva e da Defesa Civil de Talismã.

Após o pronunciamento da liderança presente, foi lido e assinado o Termo de Parceria com os Assentados, os quais receberam a ajuda de bom grado e tiraram todas às duvidas. Diogo deixou claro, que cada um escolherá o tipo de serviço que será executado em cada propriedade e que o município não está ajundando em horas, mas em unidade construída, o município entra com a maquina, o operador e o beneficiado com o diesel utilizado na maquina que é nova o que torna mais viável financeiramente.

O Vereador Severino Barrerinha e o vice-prefeito também marcaram presença e presenciaram a assinatura do Termo de Parceria.

Após a reunião, o Secretario de Administração, Diogo Borges e o auxiliar Administrativo Boanerges Aguiar, acompanharam as primeiras ações desenvolvidas de combate a seca, a perfuração dos poços artesianos, cacimbas e barraginhas.

Ressaltando que os técnicos da Defesa Civil Estadual, conheceram os mine-poços que estão sendo perfurados.

Para mais Informações ligue (63) 3385 – 1120 – Falar com Diogo Borges de Araujo em horário comercial.

 

VEJA O ÁLBUM DAS ATIVIDADES <<<< AQUI >>>>>

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.