CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

USINA DE PEIXE ATINGE VOLUME MÁXIMO E ABRE COMPORTAS

Reportagem: João Carlos Lopes
23/12/2013 - 18: 30

A Defesa Civil de Talismã foi acionada por volta de 04:00 desta segunda-feira (23), pela 4ª Cia de Bombeiros de Gurupí, a qual solicitava apoio no sentido de alertar a comunidade e para acompanhar o sistema de alerta contido no Plano de Contingência do Município. Logo em seguida a Defesa Civil, a CIPRA de Peixe foram  contactadas sobre  a abertura das nove comportas da barragem da Usina Hidrelétrica Peixe Angical, ainda na madrugada e as águas corria (corre) o risco de inundar as ilhas e propriedades rurais e causar prejuízos a comerciantes na cidade de Peixe, no Sul do Estado, a 302 km de Palmas.

As comportas liberam o volume de água considerado em excesso. Fiscais da Enerpeixe, Defesa Civil de Peixe, continuam percorrendo de barco às localidades de risco às margens do Rio Tocantins para monitorar ribeirinhos e a Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, também está fazendo o mesmo trabalho.

 Os dados ainda estão sendo registrados pelo Sistema Digital de Supressão e Controle (SCDS) da Enerpeixe. 6.000 m³ de água por segundo passam pelas comportas, a vazão de água no momento (18:17 horas) é estável, o nivém é de 8 metros. Durante o dia de hoje os moradores de pontos críticos foram retirados assim como aos seus béns.

A maior cheia já registrada no Rio Tocantins pelo Operador Nacional de Sistemas (ONS) foi na década de 1980 com 20.000 m³ por segundo, o que ocasionou inundação e destruição de casas na parte histórica da cidade de Peixe.

A Defesa Civil de Talismã continuará acompanhando o caso e sendo necessário uma equipe que está de plantão se deslocará para apoiar as ações. Novas informações a qualquer momento, pois as chuvas em Talismã continuam intensas.

Defesa Civil de Talismã, um Orgulho para o Tocantins e um privilégio do Povo talismaense. Fone: (63) 3385 1246, (63) 8473 - 1148 – e-mail: defesacivil@talisma-to.com.br e gruporaizdaterra@hotmail.com – Site: www.talisma-to.com.br – Av. Rio formoso S/Nº - Centro – Talismã – TO. CEP: 77483-000.

Usina hidrelétrica abre comportas e deixa região de Peixe em alerta - G1 Tocantins

Rio Tocantins sobe oito metros e inunda ilhas - Jornal do Tocantins

Ilhas no Rio Tocantins são desocupadas - Jornal do Tocantins

COMENTÁRIOS <<< AQUI >>>

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.