
DEFESA CIVIL ESTADUAL PROMOVE 1º CURSO DE GESTÃO MUNICIPAL EM PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL.
Reportagem:Gisele Bedin / Governo do Tocantins
Imagem: Defesa Civil do Governo do Tocantins
29/05/2025 - 12:00
A Defesa Civil Estadual e o CBMTO realizam o 1º Curso de Gestão Municipal em Proteção e Defesa Civil, capacitando agentes de 60 municípios tocantinenses. A iniciativa visa fortalecer a atuação conjunta na prevenção, mitigação, resposta e reconstrução em relação a desastres no Estado e seus efeitos.
A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) deram início, na manhã da última segunda-feira, 27, ao 1º Curso de Gestão Municipal em Proteção e Defesa Civil (GEMPDEC). A abertura aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral do CBMTO, em Palmas, e reuniu autoridades, militares e agentes de defesa civil de 60 municípios tocantinenses.
Com duração de dois dias, o curso visou capacitar agentes municipais para atuarem de forma integrada e eficiente em todas as fases da gestão de desastres: prevenção, preparação, resposta e reconstrução.
Durante a cerimônia, o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, destacou a importância da cooperação entre os entes federativos para fortalecer a atuação em situações de emergência.
“Este curso simboliza nosso compromisso com a construção de um estado mais resiliente, em que cada município esteja preparado para agir com rapidez e eficácia diante de adversidades”, afirmou.
A superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil, coronel Andreya de Fátima Bueno, reforçou que o curso vai além da formação técnica, promovendo a padronização de práticas e o fortalecimento de uma rede estadual de proteção, e a construção de uma rede de proteção integrada e eficiente.
“Capacitação é um dos pilares da Proteção e Defesa Civil. Queremos garantir que os gestores tenham acesso a conteúdos atualizados e acessíveis, fomentando a cultura da prevenção e ações coordenadas nos municípios”, disse.
A aula inaugural foi ministrada pelo coronel Erisvaldo de Oliveira Alves, com o tema “A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil sob a Perspectiva Municipal”. Ele abordou a importância do planejamento estratégico e da liderança qualificada no enfrentamento de desastres.
Além de aulas teóricas, o GEMPDEC também promoveu a troca de experiências entre os municípios, contribuindo para a criação de uma rede colaborativa de enfrentamento a desastres e redução de riscos.
A realização do curso marcou um avanço na política pública de proteção e defesa civil do Tocantins, reafirmando o compromisso do Estado com a segurança da população e o fortalecimento da capacidade local de resposta a desastres.
Talismã, esteve representada pelo seu coordenador João Carlos Lopes, que é o "decano" em Defesa Civil ao lado do Tenente Pedro Medeiros, ambos os agentes tem quase trinta anos de carreira na área.

O Coronel Ornelas, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e Comandante de Ações de Defesa Civil, ao lado da Coronel Andreya, Superintendente de Ações de Defesa Civil. Foto: Subtenente Bittencourt / Governo do Tocantins - Foto: Subtenente Bittencourt / Governo do Tocantins












|