BRIGADA ANJOS DA SELVA - TALISMÃ - TOCANTINS BRASIL

   
HOME
HISTÓRIA
DIRETORES
SERVIÇOS
PROJETOS
PARCEIROS
MISSÃO E VALORES
CONTATOS
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEFESA CIVIL APRESENTA O NOVO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO MUNICIPIO DE TALISMÃ.

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
19/01/2019 - 18:00

O Ten Cel QOBM/A Geraldo da Conceição Primo ministrou uma palestra na última sexta-feira (18), as 19:00 horas, com o tema: Plano de Contingência. O Evento foi transferido do auditório da Rádio Talismã FM 87,9, para a antiga Sede dos Pioneiros Mirins, onde contou com a presença de Policiais Militares, Prefeito, Vereadores, Secretários Municipais, Diretor da Vigilância Sanitária Municipal, brigadistas de Talismã, Alvorada e Jaú do Tocantins. Também participaram Diretores do Grupo Raiz da Terra e da Rádio Talismã FM 87,9. No final foi assinado o Novo Plano de Contingência de Talismã.

Plano de Contingência:

Instrumento legal determinado pelo Governo Federal para qualquer situação de risco à população e uma das ações articuladas pela Prefeitura de Talismã, dentro do trabalho para minimizar o numero de perdas humanas e danos materiais em possíveis ocorrências envolvendo, vendavais (tempestades), seca, tremores de terra (terremoto), incêndio florestal e acidentes de trânsito.  O Plano conta com contribuições de órgãos federais, estaduais e municipais.

O documento organiza as ações caso seja necessário a adoção de medidas emergenciais. Desde o momento que se decreta estado de emergência ou calamidade publica. O Município de Talismã é monitorado pela Defesa Civil Municipal que percorre o seu território periodicamente e qualquer anormalidade, reúne todas as instituições para dar atenção à população.

Cronologia:

O Coordenador Municipal de Defesa Civil João Carlos Lopes, deu abertura ao trabalho, explicando o motivo do encontro, exibiu vídeos inerentes aos cinco fatores de risco de Talismã e Região. Citou a possibilidade de atendimentos emergências de múltiplas vitimas utilizando o método START, comentou sobre a cultura do saque de cargas em acidentes de trânsito, a possibilidade de contaminação e explosão dos produtos perigosos, dando exemplo de ocorrências já registradas em acidentes.

Prefeito Diogo Borges de Araújo Costa, após saudar os participantes, fez as apresentações das autoridades presentes, destacou a importância da Defesa Civil no Município, relembrou seu tempo de adolescência nas ações desenvolvidas por João Carlos, exaltando o trabalho junto a comunidade e aos demais municípios. Também destacou os investimentos e resultados da COMDEC local.

Secretária municipal da Saúde Jussicleide Borges Araújo,  apresentou os recursos disponibilizados a comunidade, mas  afirmou que os servidores necessitam de uma capacitação sobre lidar com acidentes envolvendo produtos perigosos. Fez comentários sobre o trabalho em conjunto com a Defesa Civil.

O Comandante da Policia Militar de Talismã 3º SGT Juizam Joaquim Paiva disse: ”Hoje acidente de transito para nós é uma preocupação constante, isto porque pelas rodovias que cortam o município, há transporte diariamente de produtos perigosos, o que torna evidente o risco de acidentes, a cultura dos saques de carga aumenta ano a ano, com isso pode levar o poder publico a entrar numa situação de emergência com múltiplas vitimas. Pois o que se nota é que os curiosos chegam aos acidentes e invadem o local sem ter conhecimento do que se tratam os produtos transportados, que podem ser produtos perigosos que são passivos de contaminação e explosão”.  Comentou ainda sobre, o bom relacionamento de longa data com o coordenador municipal de defesa civil, citando fatos ocorridos e trabalhados em conjunto.

Vereador Ueliton Carlos Araújo, falou da sua adolescência onde atuava como goleiro no time comandado por João, com o decorrer do tempo passou para a sonoplastia do grupo de teatro dirigido pelo coordenador, e se sente honrado em poder participar dos trabalhos hoje desenvolvidos na Defesa Civil e na Rádio Talismã FM. Demonstrou preocupação inerente aos produtos perigosos, aos riscos de acidentes e a falta de um curso de capacitação para a equipe que lida com acidentes no municipio.  

A presidente da Câmara Municipal, Vereadora Kassandra Neiva, afirmou que o trabalho da Defesa Civil Municipal é um orgulho da comunidade, colocou a disposição para apoiar nos eventos de interesse coletivo, demonstrou sua preocupação com acidentes envolvendo produtos perigosos devido as ações dos curiosos que cercam estes cenários instáveis. Reforçou a dedicação e as habilidades de Carlos para as ações de riscos e desastres.

Diretor de Vigilância Sanitária Cícero José Silva, reforçou a importância do trabalho prestado pelo  coordenador municipal de Defesa Civil, citando ainda o respeito a admiração que tem e deu exemplos de ações desenvolvidas. Disse ainda que o caso de transporte de produtos perigosos e saques de carga pelos curiosos é de fato um caso preocupante.   Colocou-se a disposição para apoiar no que for de sua responsabilidade.

O SUPERINTENDENTE  DA COORDENADORIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL  - CEPDEC-TO., Ten Cel QOBM /A Geraldo da Conceição Primo, depois de cumprimentar o público, disse que reconhece a preocupação  de Talismã em respeito aos produtos perigosos e que irá contribuir na medida do possível para que uma equipe seja capacitada nessa área. Destacou a importância do trabalho de João Carlos na Defesa Civil, pela dedicação e competência no cargo. Na sequencia fez um resumo das ações da Defesa Civil Estadual no ano de 2018, em especial no que diz respeito ao combate as queimadas e aos incêndios florestais, mostrando a contribuição das ações de prevenção, monitoramento e resposta da Defesa Civil local. Falou sobre a participação dos municípios junto aos repasses de verbas efetivadas pelo Estado do Tocantins inerente ao ICMS-Ecológico. Para finalizar agradeceu o convite, parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido em conjunto com a comunidade.

Foi servido um jantar aos participantes, onde o Grupo Raiz da Terra, Radio Talismã FM, 87,9 e a Fazenda Água Bela apoiaram a Prefeitura oferecendo uma refeição de qualidade, sob a responsabilidade de Genésio Francisco Dourado, Maria Rosangela de Alcântara Cardoso e Hélio  Pereira da Silva.

Valendo ressaltar que os Agentes da Defesa Civil Estadual, permaneceram na cidade até o dia seguinte, participaram de uma entrevistas na Rádio Talismã FM 87,9, conheceram a estrutura administrativa da cidade e o potencial da Brigada Anjos da Selva e da Defesa Civil Municipal. Esta ação é parte integrante do ICMS-ECOLÓGICO de Talismã, Alvorada e Jaú do Tocantins, no requisito Palestras”.

João Carlos (Defesa Civil Municipal), Coronel Primo (Defesa Civil Estadual), Diogo Borges (Prefeito), Kassandra Neiva (Vereadora Presidente da Cãmara), 3º SGT Paiva (Comandante Policia Militar de Talismã). Cidade segura é assim!

Início Imprimir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brigada Anjos da Selva - Rádio Talismã FM 87,9
Av. Rio Formoso S/Nº - Centro - Cep. 77483-000 - Talismã - Tocantins - Brasil. Contato: 63 3385 - 1246 - Plantão 63 98473-1148- Localização

*
*
*
*
*
*
*