BRIGADA ANJOS DA SELVA - TALISMÃ - TOCANTINS BRASIL

   
HOME
   
 

FOI REALIZADO NO MUNICÍPIO DE TALISMÃ O 2º DIA DE CAMPO SOBRE PLANTAÇÃO DE BARU

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
27/01/2019 - 11:00

Produtores, empresários, técnicos e extensionistas rurais interessados em trabalhar com o Baru e outros frutos do cerrado tiveram a oportunidade de participar no último Sábado (26) da 2ª Edição Dia de Campo, sobre o cultivo e a comercialização do baru,  a cada dia essa arvore conquista mais consumidores de seus frutos e torna-se uma alternativa de renda para produtores, convencionais e orgânicos.

O evento foi realizado no assentamento PA – Itimirim, no Lote 41 denominado de Chácara Santa Rita de Cassia das 8h00 às 12h00. Mas a área a ser plantada e que foi realizado o plantio simbólico foi o Lote 35, conhecido como Chácara Santa Fé. Na programação foram executadas palestras sobre o custo de produção, mercado, cultivos consorciados e processamento do fruto. Houve ainda espaço para troca de experiência entre os produtores e as equipes técnicas. Também foi montado um espaço a exposição e venda dos produtos produzidos pelas equipes visitantes.

A equipe visitante era composta por: Flora do Cerrado, Natu Vegetal, Barúkas e Coop Brasil, trouxeram 3000 mudas de Barú, para fazer o reflorestamento de áreas na região, e que os beneficiários poderão realizar o processo de agro-floresta, durante o desenvolvimento das arvores e posteriormente poderão utilizar a o local como pastagens, tendo em vista que o gado come esse vegetal enquanto ele está frágil.

O Ex-secretário Municipal de Agricultura, Luiz Omar Tenório e também a Coordenador Municipal de Defesa Civil João Carlos Lopes participaram do evento. Esta ação é parte integrante do processo do ICMS-ECOLÓGICO, no requisito “Dia de Campo.”

O baru ou cumaru (Dipteryx alata), é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea. Nomes populares: coco-pereba, coco-barata, baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.

Talismã é referência na produção e comercialização do Baru, onde diversos produtos ja são comercializados no Brasil e no Exterior por meio de seus parceiros, na embalagem a Origem é destaque.

O Sistema agroflorestal é a forma de uso ou manejo da terra, no qual se combinam espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que promovem benefícios econômicos e ecológicos. Neste caso utilizando o Baru e outras culturas.

Início Imprimir
 
Brigada Anjos da Selva - Rádio Talismã FM 87,9
Av. Rio Formoso S/Nº - Centro - Cep. 77483-000 - Talismã - Tocantins - Brasil. Contato: 63 3385 - 1246 - Plantão 63 98473-1148- Localização

*
*
*
*
*
*
*