CALENDÁRIO LEIS
 

BRIGADA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Rua 03 Qd. 04 Lt. 10 - Centro - Talismã - TO.

CEP. 77483-000
Fone: (63) 3385 - 1120

Celular: (63) 8473 - 1148

E- mail:

gruporaizdaterra@hotmail.com

joaocarlos@talisma-to.com.br

defesacivil@talisma-to.com.br

Horário de Funcionamento:

24 horas

 

PARQUE ECOLÓGICO TEM ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DA ÁRVORE

Reportagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8
Imagem: ASCOM/RÁDIO TALISMÃ FM 87,8.
27/09/2019 - 17:00

Para comemorar o Dia da Árvore, lembrado no dia 21 de setembro, o Parque Ecológico Roberto Guedes Pereira promoveu nos dias 20, 23 e 26 uma série de atividades educativas e gratuitas em todo perímetro da Unidade de Conservação, as quais foram realizadas pelo Colégio Estadual de Talismã e Escola Municipal Talismã, estas ações tiveram por objetivo sensibilizar a população sobre a importância das árvores na preservação e manutenção dos recursos naturais, da biodiversidade e da vida humana. Também foi visitada a Lagoa Talismã, que possui as nascente do Córrego do Bijuí que corta o parque.

Os Alunos conheceram as trilhas, a historia da UC, sobre a fauna e flora. Também plantaram de maneira correta exemplares de muda de arvores nativas, entre outras ações.

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, véspera da chegada da Primavera, estação responsável pelo florescimento de diversas espécies e simbolizando a perpetuação da vida. Trata-se de uma celebração que remonta a diferentes culturas indígenas, que reconhecendo a importância das plantas, especialmente as árvores em seu cotidiano, sempre valorizaram a imensa riqueza natural do país.
As árvores constituem um dos maiores ícones representativos da natureza. Além de regular a temperatura, servir de abrigo e produzir alimentos, reduzir a circulação do vento, controlar a erosão do solo, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto dos ambientes urbanos.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a árvore que simboliza o Brasil é o Ipê-Amarelo (Handroanthus chrysotrichus). O Pau-Brasil (Cesalpinea echinata) é a árvore símbolo da região Sudeste, o Estado de São Paulo é representado pelo Jequitibá-Rosa (Cariniana legalis), já o Tocantins possui a Fava de Bolota como símbolo e Talismã escolheu como árvore símbolo o Pequi (Caryocar brasiliense).

O Parque Ecologico Roberto Guedes Pereira está localizado no Entroncamento da BR 153 com a TO 296, no Zona Suburbana de Talismã, e é aberto segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mail gruporaizdaterra@hotmail.com e pelo telefone (63) 98473 – 1148 – Plantão.

Colégio Estadual de Talismã

O Colégio Estadual de Talismã, por meio da equipe do 1º Ano, percorreu as trilhas e a alça circular, plantou muda de Ipê, como símbolo da visita e durante o plantio recebeu orientações técnica sobre a cova e o posicionamento da planta. Durante o passeio ficou conhecendo as particularidades da área, como Mata de Galeria (APP), nascente, cerrado, reflorestamento, a legislação e regimento da Unidade. A Turma foi liderada pela Professora Stephany Heloisa da Conceição Dias Araújo e a Coordenadora Pedagógica Marta Pires Borges.  Total de participantes: 13 alunos.

Escola Municipal Talismã

A Escola Municipal Talismã, por meio da equipe do 9º Ano “A”, percorreu as trilhas  a alça circular, e ficou conhecendo as particularidades da área, como Mata de Galeria (APP), nascente, cerrado, reflorestamento, a legislação e regimento da Unidade. A Turma foi liderada pela Professora Antonieta Rocha de Oliveira e a Coordenadora Pedagógica Sirlei Maria dos Santos.  Total de participantes: 19 alunos.

Escola Municipal Talismã

A Escola Municipal Talismã, por meio da equipe do 9º Ano “B”, percorreu as trilhas e a alça circular, plantou muda de tamboril, como símbolo da visita e durante o plantio recebeu orientações técnica sobre a cova e o posicionamento da planta. Durante o passeio ficou conhecendo as particularidades da área, como Mata de Galeria (APP), nascente, cerrado, reflorestamento, a legislação, regimento da Unidade. Também deram um abraço coletivo em uma das mais altas arvores do município. Valendo ressaltar que a equipe foi participativa e comportada durante todo o trajeto e diante de um comportamento exemplar foi levada para conhecer os detalhes do Lago Talismã, que entrou em colapso hídrico e seca pela primeira vez da historia, causando espanto da comunidade local.  A Turma foi liderada pela Professora Antonieta Rocha de Oliveira e a Coordenadora Pedagógica Sirlei Maria dos Santos.  Total de participantes: 17 alunos.

A Defesa Civil fez uma demonstração de queima de materiais pneumáticos, os quais produziram uma nuvem densa de fumaça negra e produziu um monte de resíduos tóxicos, que foram estudados pelos alunos, e que eles puderam aprender sobre os malefícios causados pela fumaça na vida humana e no meio ambiente.

Colégio Estadual de Talismã:

Escola Municipal Talismã

 

GRUPO RAIZ DA TERRA - TALISMÃ - TOCANTINS - BRASIL.