BRIGADA ANJOS DA SELVA - TALISMÃ - TOCANTINS BRASIL

   
HOME
   
 

PREFEITURA DE ALVORADA REALIZA ATIVIDADES PARA CELEBRAR DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Reportagem: ASCOM/Rádio Talismã FM 87,9
Imagem: ASCOM/Rádio Talismã FM 87,9
23/03/2019 - 17:00

Mobilização aconteceu de 18 a 22 de março em pontos diversos da Cidade.

A Prefeitura de Alvorada, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil, Rádio Talismã FM 87,9, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Escolas da Rede Publica Municipal (Creche Municipal Arco Ires, Escola Municipal Liomar de Souza Barros e Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares). As ações foram encerradas na última sexta-feira.

O Prefeito Paulo Antonio, recebeu as crianças na porta do ônibus escolar que levou os alunos para conhecer a cascata artificial em frente a prefeitura.

“Partindo do princípio de que a água disponível para consumo em nosso planeta está cada vez mais escassa, é de extrema importância a realização de atos como este que a unidade escolar  proporcionou aos estudantes, o objetivo é chamar a atenção para a finitude da água que usamos em nosso dia a dia para preparar alimentos, lavar roupas, tomar banho e beber. Temos que ensinar os pequenos para que no futuro não haja um desgaste social como está ocorrendo em nosso país.” Disse o Prefeito Paulo Antonio.

“A melhor forma de preservar é construindo o conhecimento. É importante essa continuidade das ações, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem se firmando em promover o pensamento coletivo e sendo um instrumento para a escola promover a educação ambiental.” declarou o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Nilton Tavares Santos.

O Diretor da Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares, Silveira F. da Silva, destacou a importãncia da parceria e o esforço da equipe na realização do Projeto do Dia Mundial da Água. Também agradeceu aos alunos pelo esforço e a dedicação para que o evento pudesse acontecer na sua unidade escolar. O cenário da escola mereceu destaque, pela organização e complexidade.

A programação contou com atividades educativas nas escolas, oficinas, painéis, cartazes, poesias, parodias, teatro, e leituras, visita a fonte artificial de Alvorada. Já nos canteiros centrais da cidade foram plantadas gramas, mudas de árvores, e outras atividades educativas sobre a preservação da água, em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente, também distribuiu panfletos e para os alunos da Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares, fez a entrega de copos personalizados ao dia da água.

O dia 22 de março, Dia Mundial da Água, é destinado principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza oferece. A data teve origem em 1992, atendendo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, onde os países membros da ONU devem promover atividades de conscientização sobre a preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

O texto discorre sobre as sugestões, medidas e informações necessárias para a solução dos problemas do uso da água, considerando-a um bem perecível, e buscar despertar a consciência ecológica dos povos e dos governos para a questão hídrica.

O Brasil concentra uma quantidade maior da água potável disponível, cerca de 12% dela, mas ainda falta muita vontade política para sanar os problemas que envolvem a utilização desse precioso bem. Nota-se isso nos esgotos, muitas vezes jogado a céu aberto e em sua maioria despejados nos rios sem qualquer tratamento, nas empresas fornecedoras de água potável e sua falta de cuidado com o desperdício e na consciência das pessoas para uma utilização racional.

 O Trabalho faz parte do Processo do ICMS-ECOLOGICO, do município de Alvorada no requisito: Educação Ambiental. Arborização Urbana.

Início Imprimir
 
Brigada Anjos da Selva - Rádio Talismã FM 87,9
Av. Rio Formoso S/Nº - Centro - Cep. 77483-000 - Talismã - Tocantins - Brasil. Contato: 63 3385 - 1246 - Plantão 63 98473-1148- Localização

*
*
*
*
*
*
*