BRIGADA ANJOS DA SELVA - TALISMÃ - TOCANTINS BRASIL

   
HOME
   
 

MUNICÍPIOS DO SUL DO TOCANTINS SE JUNTAM A PRODUTORES RURAIS PARA RECUPERAR NASCENTES

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
24/02/2019 - 11:00

No último dia 02 de fevereiro os municípios de Jaú do Tocantins, Alvorada, Peixe e Talismã, mobilizaram para a comemoração do Dia Mundial das Zonas Úmidas, onde ficaram definidas diversas ações inerentes a esses locais. No ultimo dia 21, uma equipe de Talismã e uma equipe de Jaú fizeram um levantamento sobre as nascentes que secaram e outras que estão ameaçadas na Zona Rural de Jaú. Foram visitadas diversas propriedades e percorridos 159 Km durante a ocorrência.

As equipes depararam com varias situações que comprometeram as nascentes visitadas e os principais fatores detectados foram, o desmatamento da mata ciliar, ação do fogo em ano sequenciado e construção de barragem de maneira inadequada. Uma importante nascente da região foi assoreada após a retirada da vegetação nativa em 1995 e desde então as aguas foram diminuindo até deixar de escoar.

Os proprietários foram orientados a fazer o cercamento das nascentes, construção de aceiros, e reflorestamento. Após conversa com morador pioneiro, foi possível detectar outro problema quase impercebível, a migração de nascente de um ponto para outro, isto chamou também atenção das equipes.

Após visitar as propriedades indicadas no Município de Jaú do Tocantins, as equipes reuniram para a reunião de briefing, onde ficou definido pelos produtores que eles irão tomar as medidas necessárias, mas conta com o apoio técnico de profissionais da área por parte do Poder Publico.  Um dos produtores ja havia iniciado um viveiro florestal.

Os municípios irão disponibilizar maquinas, veículos, pessoal e outros meios para revitalizar estas e outras nascentes. Um Relatório Técnico sobre as áreas visitadas será disponibilizado aos interessados nos municípios envolvidos (Talismã, Alvorada, Jaú e Peixe). A ação faz parte do Processo do ICMS-ECOLOGICO, dos municípios envolvidos. Requisito: Educação Ambiental.

Início Imprimir
 
Brigada Anjos da Selva - Rádio Talismã FM 87,9
Av. Rio Formoso S/Nº - Centro - Cep. 77483-000 - Talismã - Tocantins - Brasil. Contato: 63 3385 - 1246 - Plantão 63 98473-1148- Localização

*
*
*
*
*
*
*